“Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: ‘Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje’.” (Lucas 19.1-5)
Jesus veio por causa de pessoas como Zaqueu. Ele era um publicano, ou seja, um cobrador de impostos. Não se tem notícia clara nas Escrituras sobre seu caráter, mas certamente não era bem visto por seus compatriotas por cobrar impostos para os romanos. Ele não era bem vindo no templo e é possível que, como chefe dos publicanos, tivesse uma vida social intensa, com relações superficiais e muitos jogos de interesse. Ele havia se dado bem na vida – era rico – mas queria ver Jesus, que anunciava o Reino de Deus e dizia que era difícil um rico entrar nele. Ele era um pecador e Jesus veio para encontrar-se com pecadores e mudar suas vidas. E certo dia foi a Jericó. Ao que tudo indica, para ver Zaqueu.
Zaqueu nem podia imaginar! Ele não esperava tanto! Mas precisava e Jesus sabia disso. Algo em Jesus atrai Zaqueu e algo em Zaqueu atrai Jesus. Como um menino Zaqueu subiu numa árvore, algo constrangedor para um homem, especialmente um homem rico. Isso mostra o quanto queria ver Jesus. O Mestre, por sua vez, poderia procurar uma outra casa para hospedar-se. Hospedar-se com um publicano não melhoraria em nada sua imagem diante dos religiosos. Apenas lhes daria mais razões para rejeita-lo. Mas Jesus jamais se preocupou com isso. Ele veio buscar pessoas como Zaqueu. Ele veio chamar pecadores para serem restaurados. Veio transformar perdidos em filhos de Deus.
Sempre penso no susto que Zaqueu deve ter tomado quando Jesus o chamou pelo nome. E a alegria que sentiu quando Jesus disse que queria hospedar-se em sua cada. O que isso fez e como foi sua história, só a eternidade contará. Mas fica para os seguidores de Jesus uma lição: não somos chamados para viver separados, como gente que não se mistura. Somos chamados para manifestar o amor de Deus a toda gente. Jesus conhecia o coração de Zaqueu, nós não conhecemos o coração das pessoas. Por isso Jesus disse: vão e falem a todos, ensinem a todos! Quem receberá Jesus e por Ele será recebido, só a eternidade dirá. Nosso dever é ir a toda Jericó e nos fazer amigos de todo Zaqueu que encontrarmos.