Mesmo que o usuário do aplicativo de troca de mensagens tenha uma boa intenção quando se compartilha correntes, o WhatsApp não transfere dinheiro para quem está necessitando de ajuda.
É comum receber mensagens em no smartphone falando sobre pessoas que precisam de dinheiro para cirurgias de todos os tipos ou outras necessidades. Fotos, vídeos e um texto apelativo reforçam as correntes.
Em vários casos, e nos abreviaremos não citando tantos exemplos possíveis, o pedido feito ao usuário é que a informação seja repassada para todos os muitos contatos, cada compartilhamento resulta em 10 centavos, 50, um real na conta da pessoa necessitada.
O que acontece é que isso não é verdade. Conforme a aba de Privacidade e Termos do aplicativo e embora muitas campanhas sejam verdadeiras, o WhatsApp não mantém parcerias desse tipo.
Cuidado!
Antes de participar de tais campanhas de arrecadação, busque verificar a informação ou, pelo contrário, não repasse. A depender do caso, o usuário pode ainda estar se envolvendo em situação fraudulenta.
Segundo o site E-farsas, que trabalha desvendando fake news, o equívoco é antigo, sendo feito há anos através de e-mails.