Depois de anunciar novidades para sua versão Business, o WhatsApp deu mais algumas pistas sobre como pretende ganhar dinheiro no futuro. Em entrevista ao The Wall Street Journal, executivos da empresa disseram que pretendem, sim, incluir anúncios na plataforma, indo contra as propostas dos fundadores do app e comentários feitos pela empresa nos últimos anos. Mas nada de banners: a publicidade deverá aparecer nos Status.
A ideia é usar a plataforma mais ou menos como o Stories do Instagram, com anúncios surgindo entre um post e outro dos usuários. Matt Idema, COO da empresa, não deu muito mais detalhes à reportagem do WSJ. Ainda assim, dá para imaginar que o Status apareça como mais uma opção de posicionamento no Gerenciador de Anúncios do Facebook – exatamente como acontece com o feed do Instagram, o Stories e o Messenger, além da Audience Network.
Hoje, mais de 450 milhões de pessoas usam o Status do WhatsApp, 50 milhões a mais do que a plataforma do Instagram. Ambas as ferramentas seguem uma proposta popularizada pelo Snapchat, com fotos, vídeos e outros conteúdos publicados desaparecendo depois de 24 horas.
Idema acredita que veicular anúncios nesse espaço pode ajudar as pessoas a se “familiarizar” com a presença de empresas no WhatsApp, mais ou menos como aconteceu com o Stories. “Nós vimos isso funcionar bem no Instagram e estamos aprendendo muito a partir disso”, disse o executivo ao jornal. Fidelizando os usuários, a companhia consegue seguir com o plano de aos poucos cobrar grandes negócios por serviços na sua versão Business.
O porta-voz não deu uma data específica para a chegada dos anúncios na plataforma, limitando-se a dizer que a estreia acontecerá no ano que vem. Ele também não explicou como será feita a segmentação de público, mas não é de se imaginar que o Facebook vá aproveitar o fato de que muitos usuários informam o número de telefone – o mesmo usado no WhatsApp – na rede social.
Fonte: Olhar Digital