“[Oro] para que Cristo habite em seus corações mediante a fé;” (Efésios 3.17a)
O que seria exatamente o fortalecimento interior de que Paulo falou e que lemos no verso de ontem? Os versos seguintes, começando com este, nos permitirão entender melhor. Há termos comuns que usamos nas igrejas cristãs mas cujo significado pode diferir grandemente de uma para outra igreja. As Escrituras são nossa instrução para que possamos entender da mesma forma a essência do Evangelho e da fé cristã, mas temos feito uma grande confusão. Sem que nos esforcemos no exame das Escrituras e, essencialmente, sem o auxílio do Espírito de Deus, continuaremos nessa confusão.
Depois de dizer “oro para que ele os fortaleça no íntimo do seu ser” Paulo detalha sua oração: “que Cristo habite em seus corações mediante a fé”. A Bíblia fala muito sobre “coração” e o sentido com que o faz aponta para nossa autoconsciência, nossa mente, embora não exclua as emoções. Cristo habitar em nosso coração pela fé significa viver consciente e desfrutando de Sua presença. Significa que não nos lembraremos de Cristo ocasionalmente, mas constantemente. Que aprenderemos a dividir a vida com Ele, a andar com Ele, tendo o compromisso de honrá-lo, depender dele, confiar nele e buscar refúgio nele. Levar a sério o que Ele disse e ansiar viver mais e mais perto dele. Uma vida de comunhão, uma experiência relacional. Tudo pela fé.
Algumas pessoas não desejam realmente isso, por uma simples razão: o Cristo que lhes foi apresentado é mais uma ameaça que um amigo. Mas o Cristo dos Evangelhos é cheio de amor, verdade e graça. Ele sabia quem era Pedro mas o amou e orou por ele; depois de traído o buscou mais uma vez no barco de pesca e dividiu com ele um peixe na brasa à beira mar para traze-lo de volta ao apostolado. Esse Cristo é o Cristo que nos redime, fortalece e encoraja para a vida. Somos como Pedro, traidores potenciais, mas e Ele nos ama. Ore para que Cristo habite em seu coração e no coração de outras pessoas. Nada é mais animador e nos dá mais vida, inspira e fortalece que viver com Cristo. E, no que depender de Cristo, não viveremos sem Ele!