A população de Vitória da Conquista vai enfrentar racionamento de água a partir de segunda-feira, 18. A ação é uma medida contra a seca que assola 221 dos 417 municípios do estado. É a segunda vez, em menos de um ano, que a cidade será afetada com restrições no consumo da água.
Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), uma das diferenças do racionamento de 2012 para o atual é que, neste ano, não irá faltar água nos fins de semana. A outra distinção é que o racionamento começa dois meses antes do planejado.
A Embasa informa que a antecipação ocorre porque não choveu o que estava previsto para os primeiros meses do ano na região. A estimativa era que, entre novembro de 2012 e fevereiro deste ano, o nível de água chegasse a 700 milímetros na região de Barra do Choça, onde ficam duas barragens que abastecem a cidade. No entanto, o índice não ultrapassou os 290 milímetros de água.
Apesar da necessidade do racionamento, de acordo com Álvaro Aguiar, gerente regional da Embasa, “a situação é menos drástica do que no ano passado, mais suave”.
Cidades em alerta
Segundo o último levantamento da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec), 221 cidades baianas estão em situação de emergência por conta da seca, o que pode ser agravado por conta da previsão do tempo não favorável. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva suficiente para os próximos 15 dias.
“A partir do dia 15, podemos ter chuva em determinados pontos das regiões oeste, sul e no litoral. No entanto, não há previsão de quantidades significativas para amenizar o problema da seca no estado”, explicou Marinês Cardoso, meteorologista do 4º Distrito de Meteorologia do Inmet.
G1 BA, com informações da TV Sudoeste