Vitória da Conquista recebe educadores para encontro estadual

Todos os anos, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) realiza um grande encontro com representantes de conselhos municipais e também gestores do setor. Um espaço de troca de experiências, de orientação e de planejamento para o futuro, no campo da Educação.

Essa reunião foi idealizada, de forma pioneira, pelo CEE-BA e hoje também é realizada por diversos conselhos em todo o Brasil, sendo que na Bahia chega-se este ano à sua décima quinta edição. A cidade de Vitória da Conquista foi a escolhida para sediar o evento, que será realizado dias 1º, 02 e 03 de setembro.

Representantes de cerca de 150 municípios baianos são esperados para a Reunião Conjunta do Conselho Estadual de Educação da Bahia com os Conselhos Municipais. A grade de programação está tendo seus últimos retoques, mas já é certo que o Plano Nacional de Educação (PNE) será o grande foco das palestras e das discussões. O PNE, cujo projeto tramita no legislativo, é o instrumento a partir do qual são desenvolvidos os planos estaduais e municipais de Educação, impactando, portanto, em todo o setor. Daí sua grande importância no debate da Educação, até para que os gestores do setor possam traçar metas para os próximos anos de trabalho.

“Temos convicção de que teremos uma Reunião Conjunta memorável este ano, em Vitória da Conquista. Estamos recebendo todo o apoio da prefeitura local, da Secretaria de Educação, do Conselho Municipal e dos organismos ligados ao setor. Além disso, traremos à discussão o PNE, que, a nosso ver, é um instrumento que pode colaborar muito com a Educação no Brasil, elevando-a a melhores patamares de forma rápida e consistente”, comenta a presidente do CEE/BA, Ana Maria Silva Teixeira.

Pela representatividade que tem como uma das principais cidades da Bahia, Vitória da Conquista reúne todas as condições para sediar essa importante Reunião Conjunta. Por três dias transitarão pelo município gestores da educação, educadores, secretários de Educação e prefeitos de várias cidades do estado. Em Conquista também se farão presentes importantes nomes nacionais do setor, convidados para palestras e debates.

“Para nós é uma satisfação receber representantes de diversos municípios para discutir a política nacional da Educação e trocar experiências importantes entre Vitória da Conquista e os outros municípios, para que possamos levar para o estado tanto os avanços quanto os desafios que temos aqui e que serão temas das discussões”, destaca o secretário de Educação de Vitória da Conquista, Ricardo Marques.

A Reunião Conjunta do Conselho Estadual de Educação com os Conselhos Municipais será no Auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), à Avenida Olívio Flores, nº 3.000, Bairro Candeias. Os municípios que ainda quiserem se inscrever têm até o dia 16 de setembro. A Ficha de Inscrição pode ser acessada pelo site do CEE/BA: www.sec.ba.gov.br/cee e informações também podem ser conseguidas pelos fones (71) 3345-6415 e 3345-5182.

Sobre o CEE-BA

O Conselho Estadual de Educação da Bahia é um órgão de Estado, da estrutura da Secretaria da Educação. Criado em 1842, é o primeiro do Brasil e, passando do Império à República, teve atribuições que variaram com a época e com o contexto político. Hoje, reestruturado pela Lei Estadual de nº 7308, de 02 de fevereiro de 1998, disciplina as atividades do ensino público e privado no Estado, assumindo as funções normativas, deliberativas, fiscalizadoras e consultivas. Ele credencia instituições, autoriza funcionamento de cursos, reconhece cursos superiores ministrados pelas Universidades Estaduais, viabiliza regularização de vida escolar, apura denúncias envolvendo estabelecimentos de ensino, fornece orientações, dentre outras atividades.

 

 

Fonte: Tribuna da Conquista

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui