Vitória da Conquista: HCC esclarece sobre respiradores e leitos de UTI para covid-19

Foto de arquivo. Divulgação | Secom-BA

No início da noite desta sexta-feira (19), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) publicou em seu site oficial uma notícia sobre a capacidade de leitos de UTI para atendimento a pacientes de covid-19 na cidade.

Em um trecho, o conteúdo da nota informava que o Hospital de Clínicas de Conquista (HCC) teria apenas 10 leitos de UTI preparados para esse atendimento.

Diante disso, o HCC veio a público para esclarecer que houve um erro de interpretação.

Para que um hospital possa funcionar com UTI, ele deve se adequar às normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Para tanto, a Diretoria Colegiada da Anvisa publica resoluções que dão diretrizes e normas de como o hospital deve se portar, e de tudo que ele deve oferecer aos pacientes.

A mais recente, e atualmente em vigor, é a resolução conhecida entre os profissionais da saúde como RDC 7.

A Resolução da Diretoria Colegiada, nº 07, de 24 de fevereiro de 2010 dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências. No Artigo 58 trata especificamente do que cada UTI Adulto deve dispor, no mínimo, para funcionar. Sobre os ventiladores pulmonares o inciso XII traz as seguintes determinações:

XII – ventilador pulmonar mecânico microprocessado: 01 (um) para cada 02 (dois) leitos, com reserva operacional de 01 (um) equipamento para cada 05 (cinco) leitos, devendo dispor, cada equipamento de, no mínimo, 02 (dois) circuitos completos.

Assim, o HCC esclarece que os 20 leitos de UTI destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes com covid-19 atendem as resoluções da Anvisa e estão em conformidade com a lei.

O HCC aproveita ainda para reafirmar seu compromisso com a saúde de todos os pacientes de Vitória da Conquista e região. Continuamos trabalhando com afinco para que cada paciente internado possa restabelecer sua saúde e voltar ao seu lar o mais breve possível.

Leia na íntegra o questionamento feito pela PMVC: Conquista pede esclarecimentos ao Estado sobre respiradores e leitos de UTI do HCC

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui