Visão de mundo

A violência sempre existiu e continuará a existir no mundo, mas com formas diferentes. Qual era a visão de mundo do ato da polícia militar na morte do soldado que surtou no Farol da Barra, na época do descobrimento do Brasil? Seria anacronismo, por exemplo, dizer que um índio que surtou e lançasse uma flecha fosse metralhado por vários outros, provavelmente seria dominado e não morreria, e as armas eram menos letais.

Num outro exemplo, seria anacrônico esperar que pessoas da idade Média europeia, antes da existência das UTIs, fossem entubadas. Neste mundo em constante transformação uma única coisa pode significar muitas outras ao longo da história. Nesse caso, a morte de quase quatro mil diariamente, onde terminam todas as ilusões de invencibilidade de todos nós, é chocante já que ai findam, todas as criações da fantasia humana de vencer o destino e não quero nem devo lembrar aqui como estas pessoas foram vencidas por este vírus, porque estavam em locais que não deveriam estar, porque tanta autoconfiança? Só sei que ao redor de todos eles hoje existe o silêncio e trevas. E muita solidão para os parentes e esta metade que ficou destes mortos (os parentes) disputam espaço com os olhos no vazio e ficam com o filme da vida deles enrolado no coração bem apertado e a vela da vida que estava acesa se reduziu a nada, sua cera quase extinta, fazendo com que o brilho de sua chama parasse de dançar no rosto nos familiares, mas o lugar do sofrimento não são os hospitais e cemitérios está em toda parte onde existe de um lado a sensibilidade e do outro a insensibilidade e frieza.

Aqui estou findando o mês de março e sei que  vivemos momentos inquietantes; e sentir o mundo, vivendo o momento é melhor do que idealizar pelo pensamento e cognição este mundo e é como se estivéssemos em desvantagem na batalha entre mortos e vivos. Sou grato pelo fato de que tudo o que é amargo só é amargo porque uma hora acaba.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe no site www.osollo.com.br.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui