O alto índice de acidentes de trânsito em Eunápolis e seu impacto no sistema de saúde público está exigindo da Secretaria de Saúde do município medidas mais drásticas de prevenção e combate ao problema. Por isso mesmo a Vigilância Sanitária local está convocando cerca de 100 entidades para participar da 1ª Oficina de Trabalho para a implantação do Comitê de Vigilância e Prevenção à Violência no Trânsito.
O Sebrae foi uma das primeiras entidades convidadas, por ser uma das mais atuantes no município. Também vão participar representantes da Ciretan, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Unimed, secretarias municipais e de organizações diretamente ligadas ao tema. A reunião está marcada para o próximo dia 2, às 8 horas, na Câmara de Vereadores.
De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária em Eunápolis, Naiara Rossana Almeida, o principal fator do alto índice de violência no trânsito é a presença da BR 101, que corta Eunápolis. “É uma causa externa e evitável, por isso vamos montar uma comissão, depois um comitê, e futuramente um conselho para discutir esse problema”, adiantou.
Naiara lembrou também que o sistema de saúde público do município fica onerado com os alto custos de mortes e seqüelas provocadas pelos acidentes, principalmente no setor ortopédico.
Fonte: Débora Vicentini