Um dia apenas não é suficiente para se despedir de uma viagem gastronômica tão especial quanto o 5º Festival Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda. Por isso, o Sebrae, Abrasel, Senac e a Prefeitura de Porto Seguro organizaram um ambiente único, diverso e, ao mesmo tempo, acolhedor para envolver as propostas do encerramento desta edição que tem o tema “Lembranças de Viagens”, remetendo o desafio aos chefs traduzir em seus pratos as inúmeras maneiras pelas quais as viagens têm enriquecido e inspirado seus trabalhos.
A Vila do Sabor foi preparada com cinco ambientes: palco de show, lounge, quiosques com comercialização dos estabelecimentos participantes do Festival, apresentação dos produtores locais e a tenda principal. Na tarde de sábado, 17 de novembro, a Vila do Sabor proporcionou aulas gastronômicas com a chef Fernanda Nogueira do “Boneca Rosa”, que ensinou as crianças a produção de um brownie.
Enquanto se divertiam na cozinha, as crianças também participaram da recreação infantil com balões e personagens teatrais. Além disso, para os adultos o instrutor do Senac, Joaldo Farias ministrou o Bar Show, com receitas e dicas de drinks, já o chef Alex Gregory do Restaurante Gambero ensinou a receita do menu degustação da noite, um camarão com vinagrete de biribiri e farofa de manteiga.
O estande dos Produtos Agroalimentares foi outra novidade desta edição e contou com apoio do Sebrae em parceria com a Veracel para viabilizar a apresentação e comercialização de produtos variados diretamente de Associações como a AMPB – Associação de Marisqueiras e Pescadoras de Belmonte, APRUNVE – Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos, ASAFAU – Associação dos Agricultores Familiares da Fazenda Uberlândia, ASABAV – Associação Agoecológica Baixa Verde, AMPRA – Associação de Mulheres Produtoras Rurais Agroecológicas, além dos estandes de produtores atendidos pela Faeb/Senar.
Elaine Rodrigues é responsável pela assistência técnica de campo no Senar. Ela acompanhou os produtores na Vila do Sabor e parabenizou a iniciativa. “Essa oportunidade foi maravilhosa, porque iniciou com uma discussão, um encontro que nós tivemos com o Sebrae, e trouxemos a ideia de fomentar uma cadeia e um movimento do cacau fino na região. E isso tudo começa assim, apresentando os produtores ao público. Nossa intenção em participar do Festival Gastronômico foi para que os empresários e os hoteleiros conhecessem os produtores de cacau da região, e saberem que têm uma cadeia de cacau circulando aqui em Porto Seguro”, explicou Elaine.
Quem também avaliou positivamente a oportunidade foi Maria Dajuda, secretária na Associação das Marisqueiras e Pescadores de Belmonte. “Nós já participamos de uma feira em Salvador, onde fizemos os subprodutos como o kibe de peixe, hambúrguer, bife e bolinho de peixe, tudo do subproduto, aqueles peixes que não são valorizados. Mostramos que tem alternativa saborosa, sim. Aqui hoje temos uma nova experiência e para mim foi excelente. Pudemos expor a nossa realidade da valorização dos nossos produtos, conversar diretamente com os clientes e divulgar o trabalho. Foi uma experiência muito boa e valorosa”, comentou.