Vila do Sabor traz programações diversas ao Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda

Vila do Sabor traz programações diversas ao Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda
Vila do Sabor traz programações diversas ao Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda. Foto: Ascom

Um dia apenas não é suficiente para se despedir de uma viagem gastronômica tão especial quanto o 5º Festival Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda. Por isso, o Sebrae, Abrasel, Senac e a Prefeitura de Porto Seguro organizaram um ambiente único, diverso e, ao mesmo tempo, acolhedor para envolver as propostas do encerramento desta edição que tem o tema “Lembranças de Viagens”, remetendo o desafio aos chefs traduzir em seus pratos as inúmeras maneiras pelas quais as viagens têm enriquecido e inspirado seus trabalhos.

A Vila do Sabor foi preparada com cinco ambientes: palco de show, lounge, quiosques com comercialização dos estabelecimentos participantes do Festival, apresentação dos produtores locais e a tenda principal. Na tarde de sábado, 17 de novembro, a Vila do Sabor proporcionou aulas gastronômicas com a chef Fernanda Nogueira do “Boneca Rosa”, que ensinou as crianças a produção de um brownie.

Enquanto se divertiam na cozinha, as crianças também participaram da recreação infantil com balões e personagens teatrais. Além disso, para os adultos o instrutor do Senac, Joaldo Farias ministrou o Bar Show, com receitas e dicas de drinks, já o chef Alex Gregory do Restaurante Gambero ensinou a receita do menu degustação da noite, um camarão com vinagrete de biribiri e farofa de manteiga.

O estande dos Produtos Agroalimentares foi outra novidade desta edição e contou com apoio do Sebrae em parceria com a Veracel para viabilizar a apresentação e comercialização de produtos variados diretamente de Associações como a AMPB – Associação de Marisqueiras e Pescadoras de Belmonte, APRUNVE – Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos, ASAFAU – Associação dos Agricultores Familiares da Fazenda Uberlândia, ASABAV – Associação Agoecológica Baixa Verde, AMPRA – Associação de Mulheres Produtoras Rurais Agroecológicas, além dos estandes de produtores atendidos pela Faeb/Senar.

Elaine Rodrigues é responsável pela assistência técnica de campo no Senar. Ela acompanhou os produtores na Vila do Sabor e parabenizou a iniciativa. “Essa oportunidade foi maravilhosa, porque iniciou com uma discussão, um encontro que nós tivemos com o Sebrae, e trouxemos a ideia de fomentar uma cadeia e um movimento do cacau fino na região. E isso tudo começa assim, apresentando os produtores ao público. Nossa intenção em participar do Festival Gastronômico foi para que os empresários e os hoteleiros conhecessem os produtores de cacau da região, e saberem que têm uma cadeia de cacau circulando aqui em Porto Seguro”, explicou Elaine.

Quem também avaliou positivamente a oportunidade foi Maria Dajuda, secretária na Associação das Marisqueiras e Pescadores de Belmonte. “Nós já participamos de uma feira em Salvador, onde fizemos os subprodutos como o kibe de peixe, hambúrguer, bife e bolinho de peixe, tudo do subproduto, aqueles peixes que não são valorizados. Mostramos que tem alternativa saborosa, sim. Aqui hoje temos uma nova experiência e para mim foi excelente. Pudemos expor a nossa realidade da valorização dos nossos produtos, conversar diretamente com os clientes e divulgar o trabalho. Foi uma experiência muito boa e valorosa”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui