Vigilância Epidemiológica prepara plano para Campanha de Vacinação contra Polio e Sarampo em Teixeira

Vigilância Epidemiológica prepara plano para Campanha de Vacinação contra Polio e Sarampo em Teixeira
O Ministério da Saúde pretende evitar a reintrodução dessas doenças no país. Imagem: Divulgação

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite foi lançada pelo Ministério da Saúde e pretende evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas no país. Será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto, tendo 18 como o Dia D de mobilização nacional. A população alvo desta ação é composta de crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com a técnica da vigilância epidemiológica e responsável pelo setor de imunização de Teixeira de Freitas, Valéria Lima, a meta é imunizar 9.602 crianças. O objetivo da campanha é elevar e manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite e reduzir o risco da reintrodução dos vírus da polio, sarampo e rubéola. Não se tratando apenas de uma atualização de cartão para as crianças dentro da faixa etária, todas estas deverão serão vacinadas.

Vigilância Epidemiológica prepara plano para Campanha de Vacinação contra Polio e Sarampo em Teixeira
A meta é imunizar 9.602 crianças em Teixeira de Freitas

“Mesmo sabendo do público-alvo, é importante enfatizar que todas as pessoas devem manter seus cartões de vacina em dia, inclusive os adultos. Mesmo em outro momento, é importante que cada pessoa vá em uma unidade de saúde e o atualize, mantendo-se protegidos contra essas doenças”, ressaltou Valéria”, ressaltou Valéria.

O país erradicou a poliomielite do território em 1994; já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016, mas a cobertura ainda não ideal forma grupos de pessoas ainda suscetíveis à contaminação.

A Vigilância Epidemiológica de Teixeira de Freitas informa que os pais devem levar seus filhos até os postos de saúde com seus cartões de vacina dentro do período da campanha. No Dia D, sábado (18), todas as unidades estarão abertas das 07h às 17h.

O sarampo

O que é: É uma doença grave, provocada por vírus, bem contagiosa e bastante comum na infância. O sarampo pode ser transmitido pela tosse, espirro e até na saliva da pessoa contaminada, principalmente para crianças que não foram vacinadas.

Casos: Desde 2016, não tínhamos casos de sarampo no Brasil, mas a pouca adesão das pessoas com o simples ato de vacinarem, junto com a chegada de pessoas doentes vinda de outros países, fez com que a doença voltasse. Inclusive, já tivemos mortes de crianças brasileiras por sarampo.

Sintomas: Desde coriza, manchas vermelhas na pele e diarreia até problemas respiratórios e neurológicos graves que podem levar à hospitalização e, em alguns casos, morte.

Prevenção: Conscientizar e vacinar!

A poliomielite, ou paralisia infantil

O que é: É uma doença causada por um vírus e transmitida de pessoa para pessoa através de objetos, alimento e água contaminados com o vírus.

Casos: Foi por causa do trabalho de vacinação que hoje não temos mais casos de pólio no Brasil, mas países próximos ao nosso ainda não eliminaram a doença.

Sintomas: Paralisia dos músculos, fazendo com que a criança tenha dificuldades para andar e até mesmo para respirar, chegando até a precisar de máquina para respirar e muletas para se locomover e, em casos mais graves, até a morte.

Prevenção: Manter a vacinação em dia recebendo todas as doses do esquema de vacinação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui