Vida plena ou vida pobre?

“O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”  (João 10.10)

Vida Plena ou Vida Pobre? Quem de nós escolheria a segunda e desprezaria a primeira? Certamente que nenhum! O problema é que não é tão simples reconhecer uma e outra. Podemos estar lutando por uma e construindo, na prática, a outra! Nossa riqueza pode por fim se revelar pobreza. Nossa plenitude, escassez. Não é preciso ler a Bíblia para ser alertados sobre isso. Há sinais e questionamentos sobre essa possibilidade na arte, na filosofia e mesmo nos papos descontraídos e despretensiosos dos bares. Um exemplo está na música “Gold” da banda norte-americana Imagine Dragons. Já na sua primeira estrofe ela diz o seguinte: “Primeiro vem a benção de tudo o que você sonhou. Mas aí chegam as maldições dos diamantes e anéis. A princípio, pelo menos, tinham seu encanto, mas agora não dá para separar o falso do verdadeiro”.

Algo que a fé cristã ensina de várias maneiras e que precisamos aprender é que não veremos o que a vida é, a menos que vivamos pela fé. Mas ainda assim o ladrão realiza as suas obras! Ele cria “falsas fés” para nos levar a, mesmo crendo, nos equivocarmos sobre a vida. Seu leque de propostas escravizadoras, que por fim furtam, matam e destroem, vem disfarçado com todo tipo de propostas, inclusive religiosas e particularmente perigosas. Mas, graças a Deus, não é somente ele que está em ação. O Espírito Santo nos foi dado. Ele nos esclarece quanto à vida. Ele é o Espírito da verdade e guia em toda verdade (Jo 16.13). Apesar de todas as falsificações do ladrão, podemos ser levados à verdade do Evangelho de Cristo e ser libertos dos sofismas da filosofia, racionalidade e religiosidade disfarçadas e destruidoras. Graças a Deus Jesus veio para que tenhamos vida, e a tenham plenamente. E este mundo com tudo que tem inclusive o ladrão, não são páreo para Cristo!

A vida aqui é breve, inconstante, sujeita a dores de vários tipos, mas ainda assim, por causa de Jesus, pode ser plena. Podemos precisar enfrentar limitações e podemos ser impedidos de levar a vida que gostaríamos, mas ainda assim podemos viver plenamente a vida que temos. Isso é possível se vivermos firmes na certeza de que somos amados por Deus. Se pela fé, persistentemente nos entregarmos a Deus e confiarmos. Se pela fé aprendermos a olhar mais adiante e não apenas o que está diante de nossos olhos. Se aprendermos a celebrar o perdão dos nossos pecados e nos envolvermos no ministério de ajudar outros pecadores a serem perdoados, a descobrirem que são amados e que a vida curta que temos não precisa ser pequena, que apesar de insegura, não precisa ser vazia. Se pela fé aprendermos a desfrutar da liberdade, da esperança e do amor que Deus nos oferece, acabaremos descobrindo quanta plenitude Jesus trouxe para nossa vida aqui, neste mundo de escassez. E foi por isso que Ele veio, para que vivamos de verdade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui