Vereadores retomam trabalhos legislativos em Itapetinga

Câmara – Foto: Gazinho

Na noite desta quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Itapetinga realizou a Sessão Solene de Abertura do Ano Legislativo, ocasião que marca o início oficial dos trabalhos da Casa de Leis em 2017. Conforme determina a Lei Orgânica do Município, o prefeito Rodrigo Hagge (PMDB) compareceu ao evento e apresentou a mensagem anual do Poder Executivo Municipal, destacando as principais propostas do seu governo. Estiveram presentes no Plenário Ulysses Guimarães autoridades civis e militares, representantes de entidades e de segmentos de classe do município.

Antes de iniciar os trabalhos, o presidente da Casa, vereador Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB), convidou o poeta Ananias Monteiro para recitar um poema sobre o nascimento, vida, morte e ressureição de Cristo.  Fizeram parte da mesa o prefeito Rodrigo Hagge e o vice-prefeito Renan Pereira (DEM).

Foto: Gazinho

Após uma breve apresentação dos vereadores, o presidente Tarugão desejou boas-vindas aos parlamentares e discursou sobre os desafios e compromissos desta nova legislatura. Ele disse esperar que todos os vereadores de Itapetinga e as demais autoridades constituídas do município possam trabalhar em harmonia, buscando melhorias para a vida dos cidadãos. “Reitero hoje o compromisso que assumi, no dia 1º de janeiro, de transformar a Câmara Municipal de Itapetinga, desenvolvendo uma gestão séria, ética e transparente”, declarou. Tarugão prometeu dar ampla divulgação aos atos do Legislativo.

O presidente ressaltou ainda a importância da independência entre os poderes, mas garantiu trabalhar em harmonia com o Poder Executivo. “Reconheço como grande desafio desta gestão a missão de devolver credibilidade à Casa, atendendo as expectativas da nossa comunidade. Vamos buscar fortalecer o Legislativo, contribuindo para que a nossa cidade volte a crescer e a oferecer dignidade à nossa gente”.  De acordo com Tarugão, uma das principais metas da nova mesa diretora é assegurar que a Câmara Municipal esteja sempre atenta aos anseios da população, garantindo a participação popular e o livre exercício do direito de cidadania.

O prefeito Rodrigo Hagge destacou a importância do diálogo permanente e produtivo entre os dois poderes e reafirmou os compromissos assumidos nas praças públicas e nos pronunciamentos feitos no curso de sua campanha. Ele assegurou que governará observando o princípio da transparência e falou sobre as principais dificuldades enfrentadas no início da sua gestão.“Nesses menos de dois meses de administração, não poupei um só minuto do tempo que não fosse dedicado à busca de soluções para os problemas que nos afligem. E esses problemas são muitos e graves, mas já temos uma cidade com melhor apresentação no seu aspecto de limpeza; já respiramos um clima de esperança”, comentou. Rodrigo Hagge reconheceu que os primeiros passos são sempre os mais difíceis. “Estamos bem conscientes de que 2017 será um ano de muitas dificuldades e sacrifícios constantes para alcançar o objetivo de aprimorar a máquina administrativa e de recuperar as finanças do município”, avaliou.

O prefeito declarou que está “arrumando a casa” e confessou que, apesar de não ter se surpreendido com as dificuldades encontradas, ficou surpreso com a extensão do “sucateamento a que foi submetido o município”. Entretanto, garantiu que não se abaterá diante dos problemas, antes lutará diariamente para recolocar a cidade “nos trilhos do progresso e da ordem”. O chefe do Executivo defendeu a participação da Câmara nessa missão de renovar Itapetinga. “É preciso, pois, trabalharmos de mãos estendidas para somarmos esforços; com a mão que aproxima, e não com resistência que afasta”, disse.

Dentre as iniciativas propostas pelo seu governo, Rodrigo destacou ações na área de cultura, esportes, saúde, educação, setor de saneamento básico e meio ambiente, com destaque para recuperação do Parque da Matinha e elaboração de plano de despoluição do Rio Catolé.

O vice-prefeito Renan Pereira discursou sobre a relação harmônica entre os membros do Legislativo, vereadores de oposição e situação, lembrando que todos eles foram eleitos pelo povo e para bem servir a comunidade itapetinguense.

Lançamento do novo site oficial da Câmara

Durante seu discurso, o presidente da Câmara aproveitou para informar à população que a Casa já conta com uma nova página na internet. “Estamos lançando hoje oficialmente o novo Site da Câmara Municipal de Itapetinga com o compromisso de oferecer transparência e estreitar o contato dos vereadores com a população”, explicou.

A nova página da Câmara na internet pode ser acessada no endereço www.itapetinga.ba.leg.br.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui