Vereadores aprovam indicações e cobram insalubridade para agentes de saúde

Vereadores aprovam indicações e cobram insalubridade para agentes de saúde. Fotos: Luciano Pereira/Ascom

A ausência da secretária de Saúde do município à sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Eunápolis esteve na pauta das discussões no plenário da casa na manhã desta quinta-feira (15/08). O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Arthur Dapé (DEM), disse que vai fazer uma solicitação, por escrito, na próxima semana, para submeter ao plenário a convocação da titular da pasta, enfermeira Márcia Quaresma, para prestar esclarecimentos sobre a saúde no município.

Jurandir Leite (PPS), Jota Batista (PSC) e Ramos Filho (PTC) também trataram do mesmo assunto.

A sessão também contou com a presença de uma comissão de Agentes Comunitários de Saúde que reivindicam a insalubridade de 20 por cento sobre o salário base nacional. Segundo Jota Batista, “os agentes estão expostos a todas as doenças e precisam de reconhecimento”.

“É necessário que o Executivo envie, imediatamente, à Câmara o projeto de reconhecimento do direito”. Cobrou.

Também os vereadores Paulo Brasil (PRB), Daniel Queiroz (PR), Ramos Filho e Ubaldo Suzart (PSD) trataram do assunto no espaço do grande expediente. Após a sessão ordinária desta quinta-feira, uma comissão de vereadores foi recebida pela secretária de Saúde de Eunápolis para discutir sobre a proposta de pagamento do adicional de insalubridade.

Os vereadores também aprovaram indicação de autoria de Marcos Resende (PMN) para que a Embasa desenvolva medidores de consumo de água (hidrômetros) um dispositivo bloqueador do passagem do ar.

Gildair da Silva Almeida (PP) solicitou ao Poder Executivo a libração de um espaço para realização de festas com sonorização automotiva. Cherubino José de Souza (PTB) solicitou a regularização do trânsito nas áreas próximas aos prédios escolares, públicos ou particulares. Também preocupado com as escolas, o vereador Dudu Oliveira (PHS), indicou a realização de estudo de viabilidade de monitoramento interno das escolas com câmaras de segurança.

Carlos Alberto (PR) solicitou a construção da Praça dos Ipês, no Bairro Dinah Borges. Ubaldo Suzart (PSD) fez indicação para construção de um cemitério no povoado da Colônia. Aderbal Dias (DEM) também pediu a requalificação de uma praça, a Lourival Bezerra Maciel, que fica próximo da lagoa e local de intensa atividade física dos eunapolitanos.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui