Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na manhã desta quarta-feira (02/05), foi aprovada uma proposição legislativa de autoria do vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB), em que solicita ao Poder Executivo Municipal que estabeleça parceria com o Governo da Bahia para que seja implantado um programa periódico da Ronda Escolar para atender as zonas escolas das redes municipal e estadual de Teixeira de Freitas.
Conforme o vereador Sargento Berg, o principal objetivo da implantação da Ronda Escolar é ampliar a aproximação com os alunos da rede pública de ensino e os seus familiares. A sugestão é que o programa proposto pelo seu mandato se inicie desde o momento da matrícula, promovendo o primeiro contato entre os jovens, diretores das instituições de ensino e os pais dos alunos.
O vereador Sargento Berg ainda acrescentou que a presença da Polícia Militar, da Guarda Municipal e outros órgãos que promovem a segurança pública no município, junto aos jovens, tem que ser encarado como fonte de inspiração “Nosso principal objetivo é ajudar os jovens nesse momento de transformação e descobertas. A Ronda Escolar leva segurança e ajuda a estabelecer uma relação mais amistosa entre os estudantes e dos estudantes com os professores”, salientou o parlamentar.
Segundo o vereador Sargento Berg, a presença constante dos policiais militares auxilia os diretores de escolas na gestão e manutenção da ordem e disciplina. “A Ronda Escolar ajuda muito, especialmente com relação à disciplina. Não porque os policiais repreendem os alunos, mas pelo fato de ministrarem palestras mais informais, ricas em conteúdo que fazem com que os jovens entendam que têm direitos e também obrigações”, esclarece.
O vereador Sargento Berg reconhece que organizar e manter a ordem e disciplina, não é uma tarefa fácil. Segundo ele, além das rondas preventivas, os policiais são chamados frequentemente em situações nas quais os professores sentem dificuldades para dialogar com os alunos. Na sua análise, as rondas frequentes e as visitas dos policiais também afastam quem se matricula pensando em se aproximar dos estudantes para traficar, por exemplo. E ainda, afugentam aquele que chega até a escola com outras intenções. “Separa quem quer realmente estudar e aquele que tem planos de vandalizar”, ilustra o parlamentar.
O vereador Sargento Berg, que foi policial militar combatente durante 30 anos na Polícia Militar da Bahia, garante que a intervenção é eficaz. “É uma conversa boa, agradável, porque os policiais abordam, de maneira bem didática, questões relacionadas às drogas, valores morais, respeito aos pais, professores e amigos”, explica. E destaca que a ideia do projeto proposto por ele, é afastar o tráfico de drogas das escolas, bem como prevenir que alunos sejam utilizados ou cooptados para a criminalidade. Além de conversar com os alunos, os militares também promovem encontros com os pais para falar, entre outros temas, da importância do acompanhamento da vida escolar de seus filhos.
O vereador Sargento Berg acrescentou dizendo que a Guarda Municipal também pode atuar na Ronda Escolar para melhorar a qualidade dos serviços realizados, aplicado os direitos humanos fundamentais, na proteção de bens, serviços e instalações públicas, visando uma educação exercida com mais segurança e tranquilidade para todos. E poderá ter como foco de atuação a prevenção a violência, seja nos logradouros públicos diversos ou em ações socioeducativas junto as comunidades. Mas que a Ronda Escolar é um programa realizado pelos agentes de segurança pública para coibir a criminalidade no ambiente escolar, dando mais segurança para alunos, educadores e pais para minimizar ou evitar a violência, fazendo uma integração com a comunidade e, que a Guarda Municipal tem papel fundamental na proteção a vida no projeto da Ronda Escolar.