Vereador Ronaldo Cordeiro celebra entrega de maquinário agrícola para produtores de Cachoeira do Mato

Foto: OSollo

Na tarde do último domingo, dia 24, um cerimônia marcou a entrega à população de maquinário agrícola para servir com uso exclusivo aos produtores rurais da região de Cachoeira do Mato, distrito de Teixeira de Freitas.

Respeitando às recomendações dos órgãos de saúde no combate à pandemia de coronavírus, os participantes do evento usaram máscaras e estavam abastecidos de vasilhames de álcool em gel, que foram distribuídos nos principais pontos do local.

Foto: Ascom/CMTF

Dentre as autoridades presentes, estiveram o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC); o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dorivaldo de Almeida Neves, o “Dori”; a administradora de Cachoeira do Mato, Dona Cecília e o chefe municipal de Gabinete, Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde”, que representou o prefeito Temóteo Alves de Brito (PP).

Também participaram os representantes da Associação de Cachoeira do Mato, dos agricultores, do Projeto da Mandiocultura, o ex-vereador e empresário José Lomanto e o médico Igor Malacarne.

O chefe municipal de Gabinete, Agnaldo da Saúde, disse que o trator arador traçado, munido de implementos e carretinha, entregue à população de Cachoeira do Mato, através de uma conquista do mandato do vereador Ronaldo Cordeiro, é um veículo completo com todos os seus suplementos operacionais que fazem parte da patrulha agrícola do município.

Segundo Agnaldo, a conquista destes tratores é fruto do esforço incondicional do deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) e da captação do prefeito Temóteo Brito que, juntos arregaçaram as mangas e usaram da influência e buscaram esses e outros recursos que têm chegado a Teixeira de Freitas.

Somente em máquinas pesadas, foi conquistado, junto ao Ministério da Agricultura e a Secretaria Nacional de Assuntos Federativos da Presidência da Repúblicas, recursos na ordem de R$ 2,6 milhões, que foram investidos na compra de maquinários agrícolas para o município e que beneficiarão diretamente 240 famílias formadas por pequenos e médios produtores da agricultura familiar, que fazem parte de diversas comunidades e localidades de Teixeira de Freitas.

Foto: OSollo

O secretário Dori Neves disse que a nova patrulha mecanizada do município é composta por 05 tratores traçados e cabinados, que já estão auxiliando no preparo de solo, 01 patrol motoniveladora( que chegou para ampliar a frota na manutenção das estradas vicinais do município) e 01 retroescavador, ferramenta eficaz na abertura de valas e tanques de peixes.

Máquinas que somadas aos implementos como: a carreta de trator, o espalhador de calcário, a grade aradora e a plantadeira adubadora, estão proporcionando uma nova realidade ao homem do campo.

Foto: OSollo

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro, festejou a entrega do equipamento. Conforme o edil, é a primeira vez na história que o distrito de Cachoeira do Mato recebe um equipamento desta espécie para servir diretamente a sua comunidade rural e vai beneficiar diretamente as famílias formadas por pequenos agricultores e produtores da agricultura familiar, que fazem parte de diversas comunidades locais.

Em um todo, a Patrulha Agrícola vai beneficiar também as comunidades das regiões dos povoados de Vila Marinha e Jardim Novo.

Esse é o nosso grande presente ao homem do campo, em favor da melhor qualidade de vida de todos. São máquinas e equipamentos agrícolas visando tão somente auxiliar os produtores rurais e fomentar a agricultura e facilitar o escoamento do cultivo e otimizar a produção agrícola do município de Teixeira de Freitas. Hoje é um dia especial para Cachoeira do Mato, porque estamos entregando, em nome do prefeito Temóteo Brito, um equipamento importantíssimo para servir os pequenos e médios produtores rurais, ao projeto da mandiocultura e atender outras demandas da comunidade“, disse.

Devo enaltecer o esforço incondicional do prefeito Temóteo Brito e do deputado estadual Paulo Câmara que nos manda por meio do nosso mandato de vereador este equipamento essencial para fortalecer a produtividade, fomentar a produção agrícola e melhorar a vida da nossa comunidade”, destacou o presidente Ronaldo Cordeiro.

E acrescentou: “Tudo o que a gente faz para beneficiar o produtor rural ajuda no desenvolvimento da nossa economia. O produtor tem de ter as mesmas condições de quem mora na cidade. E quando conquistamos máquinas desse porte, estamos contribuindo na mobilidade, ganhamos boas estradas para as crianças estudarem e acessos às propriedades, terraplenagem e outras melhorias, é porque estamos ajudando e investindo no desenvolvimento. Com o apoio do prefeito Temóteo Brito, estamos melhorando a estrutura do interior, levando os benefícios para cada propriedade, podendo fazer terraplenagem de aviário, terraplenagem de suinocultura, leitaria, entre outras obras que possam levar mais riqueza no campo, pois a agricultura pode agregar valor à sua produção. Isso nos ajuda a evitar o êxodo rural, mantendo o homem no campo, de onde vem um terço das riquezas do nosso País e gera 51% dos tributos de Teixeira de Freitas”.

Galeria de Fotos

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui