O Comando de Greve do IFBA Porto Seguro, preocupado com a valorização da Educação de qualidade, se sente na obrigação de vir a público com o objetivo de dirimir a falta de informação e boatos em relação ao movimento grevista, que completa dois meses no próximo dia 1º de outubro.
Temos percebido a preocupação de muitos pais de alunos e estudantes em relação à perda do semestre ou mesmo do ano letivo. Afirmamos que, independentemente da duração da greve, as aulas serão aplicadas normalmente após o retorno às atividades. Para isso, será definido, em conjunto com os alunos e em momento oportuno, um calendário alternativo, mesmo que as aulas referentes ao ano em curso avancem pelo ano de 2012.
Outro ponto é a duração da greve. Os servidores também estão extremamente insatisfeitos com tamanha demora do Governo Federal em criar canais de negociação com nossa categoria. A Greve é um instrumento legal de busca por melhores condições trabalhistas e o estamos utilizando por entender que temos direitos que tem sido negados e, ainda, que esta é uma maneira democrática de buscar melhorias para o sistema educacional. Portanto, diante da apatia do governo, a Greve não tem data para terminar.
Para se ter idéia da falta de comprometimento do Governo Federal com a Educação oferecida pelos Institutos Federais, apesar de a Greve estar prestes a completar 60 dias, só nos foi oferecido, até o momento, 4% de aumento salarial e incorporação de uma gratificação ao salários dos Professores. Quanto aos Técnicos Administrativos, que têm a responsabilidade de fazer a instituição funcionar de fato, nenhum benefício foi oferecido. Vale lembrar que os 4% oferecidos não cobrem sequer as perdas com inflação no último ano e não contemplam todo o funcionalismo. Além disso, pontos importantíssimos da pauta de reivindicação, como o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação, sequer foram citados pela contraproposta do governo.
Diante disso, pedimos a compreensão de pais de alunos e estudantes do IFBA Porto Seguro no sentido de compadecerem-se de nossa luta por uma Educação de qualidade. Paciência, neste momento, é palavra-chave para suportar a falta de atenção do Governo Federal com o ensino nos Institutos Federais.
Tenham paciência. Participem mais das nossas discussões. Entendam melhor nossa luta e, se possível, faça parte desse movimento, cobrando das autoridades e da mídia mais atenção e comprometimento com nossas demandas.
Toda semana realizamos Assembléias de Servidores, geralmente nas segundas-feiras, às 9h. Apesar de ser deliberativa da categoria, a assembléia é instrumento público de luta, e, por ser pública, pode ser assistida por qualquer pessoa da comunidade. Envolva-se nas discussões de seu Instituto. Ajude a também construir uma Educação que forme CIDADÃOS.
Assina esta nota: Comando de Greve do IFBA Porto Seguro