Veracel realiza campanha de conscientização na região do Sul da Bahia

Veracel realiza campanha de conscientização na região do Sul da Bahia
Veracel realiza campanha de conscientização na região do Sul da Bahia. Foto: Ascom

 A Veracel Celulose começa hoje uma campanha de conscientização ambiental em 11 municípios localizados na região de atuação da empresa, na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia. A iniciativa, que será realizada até o final deste ano, vai incluir visitas a proprietários rurais vizinhos da empresa, e tem parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB) com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), dentro do Programa Ambiente Florestal Sustentável (o PAFS) e a Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (CIPPA).

O objetivo é conscientizar para o cuidado e conservação de áreas de proteção ambiental e preservação da biodiversidade local. A Veracel tem um total de 108 mil hectares de áreas de preservação, incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel – a maior RPPN do Nordeste, com mais de 6 mil hectares de Mata Atlântica conservados –, além de 84 mil hectares de áreas de plantio.

Além disso, a ação aborda o combate à caça de animais silvestres, que infelizmente é uma prática ainda existente na região, afetando a fauna local. Mostra também a necessidade de prevenção dos incêndios florestais, outro problema importante no território; e apresenta os impactos ao meio ambiente que são provocados pela criação clandestina de gado. A presença tanto do gado quanto de outros animais em áreas de preservação ambiental prejudica nascentes e cursos de rios, além provocar a destruição de áreas de vegetação natural, principalmente porque o gado pisoteia o solo.

“Queremos reforçar a nossa relação de confiança e fortalecer a aproximação com vizinhos, que são estratégicos para os cuidados com o meio ambiente”, afirma Flávio Luiz de Souza, coordenador de Inteligência Patrimonial da Veracel.

A divulgação da Rede de Percepção de Fogo (RPF) também faz parte da ação. O número 0800 799 9802 foi criado para ajudar no combate e prevenção de incêndios florestais por meio da parceria com comunidades, municípios e pessoas que transitam pela região.

“Esperamos que essa campanha alcance o maior número possível de pessoas e proprietários rurais”, afirma Epaminondas Peixoto Júnior, da ADAB.

“Nem sempre conseguimos estar em todos os lugares, conscientizando e fiscalizando. Então, é importante contar com a conscientização de todos. A conscientização é a saída. Com essa iniciativa, o produtor rural vai ser mais um agente multiplicador do conceito de proteção ambiental”, destaca Ernandes Ferreira da Silva do Programa Ambiente Florestal Sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui