Veracel participa de documentário sobre iniciativas de proteção às baleias

Veracel participa de documentário sobre iniciativas de proteção às baleias
Veracel participa de documentário sobre iniciativas de proteção às baleias. Foto: Reprodução

Acaba de estrear mundialmente o documentário “Collision”, que destaca o problema mundial do chamado “ship strike”, isto é, a colisão de navios com grandes animais marinhos, especialmente baleias. A Veracel, juntamente com sua parceira de navegação e integração logística Norsul e com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), participa do filme com depoimentos sobre iniciativas mundialmente inovadoras realizadas pelo grupo de trabalho composto pelas duas empresas e pelo IBJ para evitar a ocorrência dos casos.

Produzido pela Ocean Souls Films, em associação com a Claude & Sofia Marion Foundation e a Wildlife Media, o filme traz análises de cientistas renomados, ONGs e autoridades mundiais, para destacar a necessidade mundial de proteção das baleias e de seu ecossistema, conforme cresce o tráfego nos oceanos.

A Veracel envia diariamente sua celulose produzida na Bahia para o Espírito Santo usando embarcações da Norsul e, como empresas comprometidas com o meio ambiente, as companhias fizeram uma parceria com o Instituto Baleia Jubarte para colocar em prática medidas preventivas que diminuam o risco de choque das embarcações com baleias.

Entre essas iniciativas, foi definida a aproximação da costa, em cerca de sete milhas náuticas, da rota de navegação das barcaças, no trecho que vai de Belmonte (BA) a Prado (BA). Essa medida contribui para evitar colisões. Outro exemplo é o treinamento das tripulações — pesquisadores do IBJ a bordo da barcaça da Norsul ensinam às equipes como reconhecer os animais e evitar situações de risco.

Esse trabalho bem-sucedido é relatado no documentário Collision, trazendo a perspectiva das empresas, do Instituto e, ainda, de autoridades ambientais sobre as ações realizadas para proteger a espécie, que tem seu berço reprodutivo na região de Abrolhos, em área próxima da rota das embarcações.

Outra iniciativa compartilhada pelas empresas no documentário é o desenvolvimento, de forma mundialmente pioneira, do uso de inteligência artificial e de uma câmera térmica no transporte marítimo da celulose para a detecção de baleias na rota das embarcações, inclusive no período noturno.

“Nossa expectativa, ao compartilharmos as nossas iniciativas para a proteção das baleias, é demonstrar que é possível fazer um transporte marítimo seguro e eficiente respeitando o meio ambiente e também os pescadores. Queremos que ações como estas da Veracel e de suas parceiras sejam exemplos a serem disseminados no Brasil e no mundo”, destaca Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel.

O documentário Collision está disponível em plataformas de streaming, inicialmente em mais de 65 países. Para o público brasileiro, o documentário, em inglês, pode ser adquirido “on demand” pela plataforma vimeo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui