Acaba de estrear mundialmente o documentário “Collision”, que destaca o problema mundial do chamado “ship strike”, isto é, a colisão de navios com grandes animais marinhos, especialmente baleias. A Veracel, juntamente com sua parceira de navegação e integração logística Norsul e com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), participa do filme com depoimentos sobre iniciativas mundialmente inovadoras realizadas pelo grupo de trabalho composto pelas duas empresas e pelo IBJ para evitar a ocorrência dos casos.
Produzido pela Ocean Souls Films, em associação com a Claude & Sofia Marion Foundation e a Wildlife Media, o filme traz análises de cientistas renomados, ONGs e autoridades mundiais, para destacar a necessidade mundial de proteção das baleias e de seu ecossistema, conforme cresce o tráfego nos oceanos.
A Veracel envia diariamente sua celulose produzida na Bahia para o Espírito Santo usando embarcações da Norsul e, como empresas comprometidas com o meio ambiente, as companhias fizeram uma parceria com o Instituto Baleia Jubarte para colocar em prática medidas preventivas que diminuam o risco de choque das embarcações com baleias.
Entre essas iniciativas, foi definida a aproximação da costa, em cerca de sete milhas náuticas, da rota de navegação das barcaças, no trecho que vai de Belmonte (BA) a Prado (BA). Essa medida contribui para evitar colisões. Outro exemplo é o treinamento das tripulações — pesquisadores do IBJ a bordo da barcaça da Norsul ensinam às equipes como reconhecer os animais e evitar situações de risco.
Esse trabalho bem-sucedido é relatado no documentário Collision, trazendo a perspectiva das empresas, do Instituto e, ainda, de autoridades ambientais sobre as ações realizadas para proteger a espécie, que tem seu berço reprodutivo na região de Abrolhos, em área próxima da rota das embarcações.
Outra iniciativa compartilhada pelas empresas no documentário é o desenvolvimento, de forma mundialmente pioneira, do uso de inteligência artificial e de uma câmera térmica no transporte marítimo da celulose para a detecção de baleias na rota das embarcações, inclusive no período noturno.
“Nossa expectativa, ao compartilharmos as nossas iniciativas para a proteção das baleias, é demonstrar que é possível fazer um transporte marítimo seguro e eficiente respeitando o meio ambiente e também os pescadores. Queremos que ações como estas da Veracel e de suas parceiras sejam exemplos a serem disseminados no Brasil e no mundo”, destaca Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel.
O documentário Collision está disponível em plataformas de streaming, inicialmente em mais de 65 países. Para o público brasileiro, o documentário, em inglês, pode ser adquirido “on demand” pela plataforma vimeo.