Veracel inicia campanha de conscientização ambiental no Sul da Bahia

Veracel inicia campanha de conscientização ambiental no Sul da Bahia
Veracel inicia campanha de conscientização ambiental no Sul da Bahia. Foto: ASCOM

A Veracel Celulose está iniciando uma campanha de conscientização ambiental em 11 municípios localizados na região de atuação da empresa, na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia. A iniciativa é realizada em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB) e a Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (CIPPA) e vai incluir materiais de comunicação para a comunidade e visitas aos proprietários rurais vizinhos da empresa.

Um dos objetivos da campanha é conscientizar a população sobre a necessidade de combater a caça de animais silvestres, prática que afeta a fauna local e ainda é comum na região Sul da Bahia. Além de ser crime, o consumo da carne dos animais pode fazer mal à saúde das pessoas.

Um estudo liderado por pesquisadoras do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e publicado na revista científica Science Advances, em 2022, aponta que o desmatamento e a caça de animais silvestres são fatores de grande relevância para o surgimento de infecções, parasitas e zoonoses.

Ainda segundo o estudo, a infecção pode ocorrer em diversas etapas: ao adentrar a floresta, quando o caçador fica exposto a mosquitos, carrapatos e diversos outros vetores de patógenos; no ato da caça, se eventualmente o caçador sofrer um corte ou arranhão, e essa área entrar em contato com fluidos animais; no preparo da carne, quando há contato direto com vísceras, que também são comumente oferecidas como alimentos crus para cães e gatos de estimação; e no consumo final da carne.

Veracel inicia campanha de conscientização ambiental no Sul da Bahia

A campanha de conscientização da Veracel também aborda os impactos para o meio ambiente provocados pela criação clandestina de gado. A presença do gado em áreas de preservação permanentes prejudica nascentes e cursos de rios, além de provocar a destruição de áreas de vegetação natural devido ao pisoteio do solo.

“A criação clandestina de gado em áreas de preservação ambiental, além de prejudicar nascentes e cursos d’águas, impedindo a recomposição da vegetação natural devido ao pisoteio do solo, fragiliza a Defesa Sanitária Animal por se tratar de animais soltos sem nenhum controle sanitário, sem cadastro na ADAB e sem as vacinações obrigatórias. Esperamos que essa campanha alcance o maior número possível de pessoas e proprietários rurais”, afirma Epaminondas Peixoto Júnior, da ADAB.

“A CIPPA tem uma área de responsabilidade de 135 municípios das regiões Sul e Sudoeste do Estado, é latente a impossibilidade de atuação efetiva em toda a região, sendo imprescindível contar com o a conscientização de todos. Com essa iniciativa, o produtor rural vai ser um agente multiplicador do conceito ambiental e um braço forte no combate em proteção do meio ambiente”, destaca o Major PM Agílio Nunes dos Santos, Comandante da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA-PS).

Uma das peças da companha da companhia (Divulgação Veracel)

Ações de proteção ambiental da Veracel

A Veracel tem um total de 108 mil hectares de áreas de preservação, incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel, que completa 25 anos em 2023 e é a maior RPPN no bioma Mata Atlântica do Nordeste, com mais de 6 mil hectares e um amplo histórico de ações de conscientização ambiental.

Uma dessas frentes de atuação é o Programa Amigos da Fauna, que incentiva a comunidade a conhecer e proteger os animais silvestres presentes na região, além de valorizar a fauna local com o registro de imagens.

“Proteger o meio ambiente é uma premissa fundamental na Veracel, mas sabemos que essa é uma tarefa de toda a comunidade e, por isso, consideramos fundamental estruturar campanhas de conscientização para fortalecer nossa relação de parceria e confiança com nossos produtores vizinhos, tão importantes e estratégicos para os cuidados com o meio ambiente”, afirma Flávio Luiz de Souza, coordenador de Inteligência Patrimonial da Veracel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui