“Vizinhança para mim é isso. É você conhecer quem está perto de você, ajudar quando for preciso e ser ajudado quando precisar.” Com esta afirmação, o morador do Projeto Maravilha, Sebastião Gomes dos Santos, definiu o 5º Encontro com Vizinhos da Veracel. O Encontro aconteceu nos dias 09 e 10 de abril, na Unidade Industrial da empresa em Eunápolis/BA, e reuniu moradores de propriedades vizinhas das áreas da empresa nos 10 municípios onde atua em dois grandes grupos. Nesta quinta edição, o evento atendeu 86 moradores das comunidades de Eunápolis, Canavieiras, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Mascote, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Além da indústria, os grupos também acompanharam os processos de colheita mecanizada e baldeio de madeira no município de Itagimirm.
Durante o evento, os vizinhos tiveram a oportunidade esclarecer dúvidas à respeito das operações da empresa e compartilhar questões relativas às oportunidades de desenvolvimento local. “Este é um dos momento de diálogo com os moradores. É através de eventos como este que podemos entender como a empresa impacta na vida de cada um e buscar o melhor caminho para resolver o que não é positivo e tornar melhor ainda aquilo que é positivo”, explica a especialista em Responsabilidade Social da Veracel, Izabel Bianchi. “Temos feito isso no Programa Ação e Cidadania dentro das comunidades antes de começar as operações, ampliando e aprimorando o que já vem sendo feito com os vizinhos desde 2007”, destaca Bianchi.
A empresa tem como objetivo ouvir esses moradores do entorno, conhecer suas demandas, questionamentos e percepções e fornecer informações sobre os processos produtivos e as práticas de responsabilidade socioambiental da empresa. “A Veracel sempre busca desenvolver suas atividades de forma responsável e sustentável. No entanto, é importante saber dos nossos vizinhos se estamos no caminho certo, pois eles são os mais próximos de nós”, afirma o Coordenador de Silvicultura da Veracel, Agnaldo Vitti.
Maria Eliane Alves dos Santos, residente na Fazenda Itacira III, também compartilha dessa ideia. Esta foi a sua primeira visita às instalações da Veracel, e afirma que foi muito importante conhecer o funcionamento da empresa. “Já tinha ouvido muita coisa ruim da empresa, mas vir aqui e conhecer de perto como tudo acontece, mudou totalmente a minha visão. Vi o quanto a empresa é séria no cumprimento de suas atividades. Agora sim, eu tenho a minha própria opinião”, destacou a moradora de Itagimirim.
Fonte: Ascom da Veracel