Veracel e Abaf trazem Cine Florestal para a VII Expoverão

Feira Agropecuária acontece de 11 a 16 de fevereiro em Porto Seguro

Após o grande sucesso na Fenagro 2013, o Cine Florestal vai levar para o interior da Bahia informação e diversão para crianças e adultos, em algumas das mais importantes feiras agropecuárias do estado, durante todo o ano de 2014. O Cine Florestal é uma iniciativa da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal-ABAF e conta com a parceria da Veracel para esta exibição. O foco é a importância das florestas nativas e plantadas para a sobrevivência do planeta e da humanidade. A primeira parada da “turnê” do Cine Florestal será na Expoverão – Porto Seguro, feira agropecuária a ser realizada nos dias 11 a 16 de fevereiro, no Centro Equestre de Arraial D’Ajuda, Porto Seguro/BA. Além dos filmes, os visitantes também vão conferir a exposição de arte e educação Carta das Águas. As florestas plantadas também serão o tema da explanação do diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, durante a feira. No sábado, dia 15, ele apresentará a palestra “Florestas Plantadas como Oportunidade de Negócios”, às 17h. O Cine Florestal terá exibições durante todos os dias da feira.

De acordo com Andrade, as feiras agropecuárias são locais de negócio, mas, também, de entretenimento para as famílias, sobretudo, no interior. Por isso, reúnem um público muito heterogêneo, que vai desde o produtor rural, que está lá para comprar, vender e adquirir informações, até a criança, que muitas vezes tem na feira o seu primeiro contato com o mundo produtivo do campo. “Com uma palestra e o cinema, temos oportunidade de falar para todos estes públicos sobre um dos setores que mais crescem no Brasil e no mundo, em virtude do aumento da população e da consequente grande demanda por produtos da floresta, que é o setor de base florestal. Isso contribui para mostrar novos horizontes produtivos e também derrubar mitos causados, principalmente, pela falta de informação”, explica. As exibições do Cine Florestal durante todo este ano fazem parte das comemorações da ABAF pelos 10 anos de criação.

A palestra vai contextualizar as florestas plantadas nos cenários nacional e internacional, tendo como pano de fundo o Novo Código Florestal Brasileiro, os incentivos governamentais para a chamada Agricultura de Baixo Carbono e o mercado.

Para as crianças

O ano de 2013 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional de Cooperação pelas Águas e inspirou o tema da exposição. Cartas com alertas e pedidos de socorro, que poderiam ser escritas pelos seres dos rios, mares e outros ambientes aquáticos do planeta, levam os visitantes a repensar o uso consciente da água e o papel de cada um para preservação deste recurso. “Cada peça da exposição foi elaborada de forma a explicar aos visitantes sobre a importância da participação de todos na conservação da água, reforçando a relevância do compromisso individual e coletivo para o cuidado com um bem que é todos nós”, explicou o consultor de Educação Ambiental da empresa Árvore da Vida, Lélio Costa e Silva.

Já no cinema, em sessões curtas, de aproximadamente 10 minutos, o Cine Florestal 3D promove uma imersão dos visitantes em uma floresta virtual na qual os elementos parecem “saltar” da tela, com muitas surpresas. Na oportunidade, eles assistem a um filme sobre o conceito de árvore e floresta, e recebem, de forma didática e lúdica, noções sobre demanda e oferta, crescimento populacional, e meio ambiente. Durante a Fenagro 2013, que aconteceu em dezembro, na capital baiana, o Cine Florestal recebeu, em média, 2 mil visitantes por dia, tendo sido uma das maiores atrações da feira soteropolitana. O Cine Florestal funciona em uma grande tenda inflável, dotada de tecnologia de áudio e vídeo equiparável às utilizadas nas principais salas de exibição do país. A tenda é climatizada e comporta 40 crianças sentadas por sessão.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui