Veracel celebra 20 anos de sua Rede de Percepção de Odor

Veracel celebra 20 anos de sua Rede de Percepção de Odor
Veracel celebra 20 anos de sua Rede de Percepção de Odor. Foto: Veracel

A Rede de Percepção de Odor (RPO), parceria da Veracel Celulose com as comunidades de sua região de operação, o Sul da Bahia, completou 20 anos de existência em 2025. Para celebrar a data, a empresa realizou, no último 08 de março, uma edição especial do encontro anual, com o objetivo de celebrar o marco histórico, manter o treinamento e o relacionamento com os voluntários, além de validar os registros de ocorrências nas comunidades ao longo do último ano.

Em 2024, a empresa registrou apenas três ocorrências de odor nas comunidades. Para 2025, a meta continua sendo a de não ultrapassar três ocorrências no ano.

Desde 2005, ano de partida da operação industrial da Veracel, a RPO da Veracel conta com cerca de 25 voluntários que moram nas cidades do entorno da fábrica da Veracel, nas localidades de Itapebi, Itagimirim, Belmonte, Santa Maria Eterna, Eunápolis, Mundo Novo, Projeto Maravilha, Vera Cruz e Barrolândia. O grupo é treinado anualmente para identificar o odor característico do processo de fabricação de celulose e comunicar a empresa sobre qualquer ocorrência por meio de um canal telefônico exclusivo (0800), no qual podem qualificar o odor como forte ou fraco.

“Comemorar 20 anos da RPO é celebrar o compromisso da Veracel com as comunidades em que a empresa atua, promovendo uma convivência saudável e colaborativa. A RPO é uma ferramenta essencial para identificarmos possíveis interferências das nossas operações e um canal de diálogo direto e permanente com as comunidades do entorno da fábrica. Os resultados da rede têm nos ajudado a direcionar os nossos controles e recursos para mitigar possíveis incômodos para quem está ao redor das nossas instalações”, afirma Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel.

Monitoramento e ação rápida

Ao longo desses 20 anos, a Veracel tem mantido um processo rigoroso de monitoramento e ação rápida. Quando um dos voluntários relata uma ocorrência de odor, a empresa aciona imediatamente um plano de ação para controlar o problema e eliminar a causa. Além disso, a Veracel segue com um plano de manutenção preventiva para garantir que as emissões de odor sejam minimizadas ao máximo.

“Temos um processo bem estruturado de investigação e ações corretivas que são iniciadas assim que qualquer reclamação é registrada. Nossa prioridade é sempre garantir que nossas operações não causem desconforto para as comunidades e, por isso, temos um controle rígido sobre as emissões da fábrica”, destaca Matos.

A Veracel é uma das poucas empresas no setor de celulose que mantém uma rede de percepção de odor tão consolidada e duradoura. “É uma parceria que permanece ao longo dos anos, com voluntários comprometidos, e que faz a diferença no relacionamento da Veracel com as comunidades”, completa Tarciso.

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