Vendedores se alocam no Mercado Caravelas mesmo com obras inacabadas; prefeitura comenta

Mercado Caravelas nesta quinta-feira, 11 de fevereiro. Fotos: João Alcides/OSollo

As obras de um dos mais tradicionais mercados municipais do Extremo Sul da Bahia foram iniciadas em julho de 2020; no entorno, funciona a famosa feira de quarta.

Segundo matérias repassadas à imprensa pela administração pública à época, as melhorias se concentrariam no telhado do grande galpão, construído há décadas e um dos principais pontos turísticos e econômicos de Teixeira de Freitas.

Mercado Caravelas em julho de 2020, início das obras pela gestão anterior. Foto: Ascom/Arquivo

Conforme informado pela gestão anterior, as obras deveriam requalificar o espaço, contemplando a estrutura de telhado, banheiros, elétrica e hidráulica, a instalação de um novo piso, pintura e uma nova fachada. O que trará ao espaço, para feirantes e clientes mais conforto, funcionalidade e modernidade ao dia a dia.

Enquanto as obras aconteciam, os vendedores dos box foram realocada na avenida Getúlio Vargas, em frente do Mercado, em barracas padronizadas, cedidas pela prefeitura.

Feira de quarta funciona nos arredores do Mercado Caravelas

Entretanto, meses depois, conforme relatos dos próprios responsáveis pelos box, a situação se tornou insustentável, pois os transtornos iam desde os problemas com o sol e as chuvas até o horário que tinham que ir embora, para, então, deixar as barracas sob proteção de um segurança particular – contratado e pago por eles.

“A gente estava sofrendo demais lá fora, sol, chuva. Além de tudo, pagando guarda particular e ainda a taxa para prefeitura, não é abusiva, mas, pesa no pão de cada dia”, disse um dos vendedores que preferiu não se identificar.

Vendedores já atuam nos box mesmo sem as obras serem concluídas

Sobre o estado atual da reforma, ele opina: “Está terminado, o que falta aqui é pouca coisa, até instalação já fizeram”. E explica: “Nós decidimos entrar, arrumamos os pontinhos nosso e estamos trabalhando”, com esperança, conclui: “Estamos aguardando que a nova administração vai olhar pro nosso lado”.

O Jornal OSollo procurou a Assessoria de Comunicação do Município, que nos informou que quem está lidando com a questão é a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cuja responsável é a Elenita Garcia, que já esteve no Mercado Caravelas algumas vezes durante a atual gestão. “Conversou com os feirantes, explicou que as ações que eles fizeram lá não poderiam ter sido feitas”, disse, explicando que, após o levantamento, seguirá o exemplo do que a administração atual fez no Mercado Municipal, dando continuidade aos trabalhos, promovendo melhorias e padronizando o espaço.

“Eles estão recebendo orientação do administrador, da área administrativa, para poder entender tudo que está acontecendo. A reforma não foi concluída como estava no contrato, o contrato não foi cumprido totalmente. As visitas estão acontecendo porque a gestão está fazendo um levantamento do que estava previsto no contrato certinho e o que foi feito para fazer essa averiguação, para que, assim, possa seguir os procedimentos legais, administrativos e regularizar a situação do Mercado Caravelas”, finalizou.

Os feirantes do Mercado Caravelas receberam mais uma visita da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento na tarde desta quinta-feira (11).

A secretária Elenita Garcia e equipe fizeram nova vistoria no local. “Algumas partes da obra estão concluídas corretamente, como o piso, mas outras estão deficitárias, como a cobertura e as portas. Já fizemos um relatório e estamos tomando as medidas necessárias para que o contrato seja cumprido, e tanto os trabalhadores quanto a população possam ser beneficiados com o resultado”, explicou Elenita.

Neste meio tempo, a Secretaria tem feito orientação aos feirantes, indicando que haverá um novo cadastramento para que tudo fique regularizado e padronizado, da mesma maneira que já está acontecendo no Mercado Municipal. Em relação à padronização, o Mercado Caravelas também deverá contar com boxes internos do mesmo tamanho e no mesmo formato, oferecendo a todos oportunidades iguais.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui