Vencedores, apesar de!

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16.33)

Nos capítulos 15 a 17 de João encontramos uma conversa intima de Jesus com seus discípulos. Nela Ele lhes fala de sua partida, ora por eles e lhes antecipa momentos difíceis. Orienta-os sobre como agirem, a aprenderem a depender dele e a esperar pelo Espirito Santo que lhes seria enviado. Dá-lhes a constrangedora noticia de que todos eles o abandonariam e que, quando isso acontecesse, seria sustentado pelo Pai. E então conclui o capitulo 16 encorajando-os a buscar paz nele, pois no mundo teriam aflições. Em outras palavras: “Aprendam a viver em paz pela fé́ em mim, pois este mundo não será́ fonte de paz para vocês”.

O Evangelho de Cristo veio para nos mudar, mas o mundo em si, a vida por aqui, não mudaria muito. Alias, há diversos momentos em que as Escrituras fazem declarações bem pessimistas sobre a vida, dizendo que tudo ficará pior. Paulo diz a Timóteo que, com o passar dos dias, as coisas ficariam muito difíceis, porque as pessoas seriam cada vez mais egoístas, avarentas, presunçosas, sem amor… e a lista não é nada boa! (2 Tm 3.1-5). João entendeu que o mundo funciona sob o poder do mal (1 Jo 5.19). E a fé que somos chamados a ter em Cristo não significa um salvo conduto contra tudo isso. Podemos sofrer perdas, injustiças e tristezas. Mas, pela fé em Cristo, apesar de tudo isso, podemos desfrutar paz e vida verdadeira.

A fé em Cristo nos conduz a experiência com o amor e a presença de Deus. Declara-nos que estamos seguros em Suas mãos e que nada e nem ninguém poderá nos roubar dele. Diz também que Ele jamais desistirá de nós. A fé em Cristo nos anuncia que o fim das coisas aqui não é, de fato, o fim, mas apenas o começo. De tal maneira nos dá esperança que podemos enfrentar a falta de esperança de vencer a doença, de refazer o relacionamento ou mesmo de ver a justiça triunfar. Neste mundo enfrentaremos aflições, mas não precisamos perder o ânimo. Nossas derrotas serão sempre circunstanciais e temporárias, pois em Cristo, mesmo perdendo, somos mais que vencedores (Rm 8.37).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui