De 17 a 19 de dezembro, Quilombolas de comunidades tradicionais/grupo de capoeira dos municípios de Caravelas, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Ibirapuã e Itanhém mostrarão toda força ancestral dos quilombos através das manifestações culturais herdadas, debatendo sobre os desafios para a demarcação de suas terras, entraves para se promover o desenvolvimento sustentável de suas comunidades e as perspectivas de ampliar as oportunidades de participação econômica nas organizações quilombolas.
A Confraternização teve início, em 2009, em Volta Miúda, com o intuito de reunir quilombos de várias regiões e os filhos nativos da própria Volta Miúda, por meio da celebração de conquistas, da contemplação de músicas e danças tradicionais e, principalmente, do fortalecimento da identidade quilombola e da sua resistência.
Pontos:
1. Confraternização;
2. Caminhos e entraves para a demarcação dos territórios;
3. Turismo Étnico-Afro e cultural – como contribuir no desenvolvimento das comunidades;
4. A organização quilombola no Extremo Sul;
5. Fé no Quilombo – Voluntariado (Ações a serem desenvolvidas)
Data: 19/12/2021 Horário: 09 às 19h
Local: Comunidade Volta Miúda – Caravelas – Bahia
Apresentações culturais:
Vale lembrar que a abertura do evento, contará com uma café da manhã e posteriormente seguirá com as apresentações culturais das comunidades de nossa região.
- Teixeira de Freitas – Grupo de capoeira
- Helvécia – Dança Bate-Barriga
- Caravelas – Grupo Cultural dos Nagôs
- Rio do Sul – Samba de Bila
- Vila Juazeiro – Samba de Viola
A inscrição dará direito a uma camiseta do evento e alimentação. Devido à pandemia da Covid-19 serão seguidos todos os protocolos de segurança e será cobrada comprovação de vacinação.
Para realizar a inscrição do evento, clique aqui.