Vem aí o 3º Porto Seguro Rosa

A terceira edição do Porto Seguro Rosa: uma atitude de peito, importante projeto implantado em 2013, com grande êxito, está chegando para mobilizar a sociedade quanto à intensificação da luta contra o câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Porto Seguro, juntamente com o Governo do Estado da Bahia, desenvolverão diversas ações de saúde voltadas às mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, como parte da ampliação das estratégias de rastreamento e diagnóstico preventivo no combate a doença, que em 2014 vitimou no Brasil mais de 13.000 mulheres, conforme dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

O Projeto de conscientização contra o câncer de mama será apresentado ao público dia 29/09, na Câmara de Vereadores e neste ano conta com a atuação da carreta móvel, iniciativa difundida pelo Programa do Governo do Estado, que ofertará exames de mamografia, de 02 a 20/10, reforçando as atividades promovidas pela gestão municipal, que contabiliza expressivos indicadores, mais de 5.700 mamografias realizadas entre 2014 até agosto de 2015.

Neste ano, com os contínuos esforços em identificar precocemente novos casos de câncer de mama, através do Programa Municipal de Saúde da Mulher, efetivado em todas as Unidades de Saúde da Família, foram diagnosticadas 18 mulheres portadoras da doença. Em todo o município, atualmente cerca de 89 pacientes recebem tratamento por meio do SUS.

A Secretária de Saúde, Edna Alves, ressalta que, em todo o país, os índices de mortalidade por câncer de mama continuam elevados e explica que a idealização do Projeto Porto Seguro Rosa é, sobretudo, romper com o aumento da incidência da doença, através da mobilização social.

“O Projeto Porto Seguro Rosa representa um grande sucesso no nosso município, tendo em vista os relevantes números de mamografias realizadas desde 2013 até agosto de 2015. São números significativos, resultado de todo esforço aplicado por uma gestão comprometida, mas queremos ir além e a nossa meta principal é a prevenção por meio da permanente promoção de ações de saúde, que mobilizem não apenas as mulheres, como também os homens, enfatizando quanto à possibilidade de cura, quando a doença é identificada no estágio inicial, mas é necessário a cooperação coletiva, sensibilizando as mulheres a procurar a unidade de saúde e realizar inicialmente exames clínicos”, afirma.

A grande caminhada pela vida, na luta contra o câncer de mama, que contará com a presença confirmada do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr. Fábio Vilas Boas, já tem data marcada: 2 de outubro, às 08h, com a concentração no Trevo do Cabral. A Prefeita Cláudia Oliveira reforça o convite a todos para estarem de camisa rosa, fazendo parte integrante dessa linda história de luta e coragem.

“Estamos engajados, objetivando o propósito maior, alertar às mulheres sobre os riscos de morte e a necessidade de realizar a mamografia. Nesta terceira edição do Porto Seguro Rosa, todos os atores da sociedade estão em conjunto, para divulgar orientações, encorajar colegas de trabalho, familiares, vizinhos, que estejam conosco nessa causa nobre, destacando que o câncer de mama é um problema de saúde pública. A Prefeitura Municipal, por meio de suas Secretarias, juntamente com os seus parceiros, estão mobilizados nessa perspectiva que visa a prevenção, o diagnóstico correto e o tratamento imediato, nos casos positivos. Vamos todos participar e apoiar esta fantástica iniciativa”, pontua.

 

 

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui