A tradicional Semana Cultural da Baleia Jubarte vai acontecer nos dias 01 e 02 de dezembro. A festa vai contar ainda com a inauguração do Espaço Baleia Jubarte, localizado no trecho entre o Beco do Cais e a Rua Aníbal Benévolo (conhecida como Rua do Porto), e fica próximo à Praça de Eventos e ao letreiro turístico do Eu Amo Caravelas.
A programação conta com apresentações artísticas, atividades educativas e entretenimento para a comunidade e escolas do município. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão em Caravelas, extremo sul da Bahia, onde o Projeto Baleia Jubarte mantém uma base de operações.
Na sexta-feira (01), às 17h, as atividades começam com o pôr do sol com David Sax e DJ Daniel e segue; às 18h30, segue com a cerimônia oficial de inauguração do Espaço Baleia Jubarte e, às 19h30, com a participação do Projeto Educandarte Patrulha Ecológica.
A programação artística começa às 21h com a Banda Imaginary e segue, às 22h30, com Banda Casaca e, às 00h30, com Ruy Galdino e Banda.
Já no sábado (02), às 19h30, tem o Grupo Umbandaum (Jardineiros do Mar/Projeto Budiões) e, às 21h, é a vez de Preto Vibration e Banda Los Barruts. No encerramento, às 23h, tem a Banda Savana.
A festa é uma realização do Projeto Baleia Jubarte, com patrocínio da Petrobrás e apoio da Prefeitura de Caravelas (através da Secretaria de Turismo e Cultura), Patrulha Ecológica e Projeto Budiões.
A ORIGEM DA FESTA: A Semana Cultural Baleia Jubarte marca o encerramento da temporada reprodutiva das baleias da espécie jubarte. No período de junho à novembro esses enormes animais mamíferos saem da Antártica para se reproduzir nas águas do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
Caravelas é o ponto do continente mais próximo do Banco dos Abrolhos, considerado maior berçário reprodutivo dessas baleias em todo o Atlântico Sul. Nesse ano, segundo o Projeto Baleia Jubarte, cerca de trinta mil baleias jubarte visitaram o litoral brasileiro.