1 – Originalmente, na época em que o Império Romano dominava boa parte do mundo, o mês de julho se chamava Quintilis — que significa “quinto” —, uma vez que esse era o 5º mês do ano no calendário que era usado então.
2 – O nome mudou de Quintilis para Julho por causa do político e líder militar Júlio César. A decisão foi decretada pelo Senado no ano 46 a.C., quando o general romano reorganizou o calendário — e porque esse era o mês de nascimento do figurão.
3 – Como você sabe (e deve sentir na pele, dependendo da região do país onde você reside), o mês de julho é, em média, o mais frio do ano no Hemisfério Sul — e o mais quente no Hemisfério Norte.
4 – Algumas pessoas famosas que nasceram no mês de julho — além de Júlio César — são Alexandre, o Grande, Alexandre Dumas, Angela Merkel, Dalai Lama, Ernest Hemingway, Franz Kafka, Frida Kahlo, Harrison Ford, Henry Ford, J. K. Rowling, Nelson Mandela, Princesa Diana, Rembrandt, Robin Williams, Simón Bolívar, Sylvester Stallone e Tom Hanks.
5 – Ademais do famoso dia 4 de Julho, quando os EUA celebram a sua Independência, outras celebrações importantes que rolam neste mês é o Dia da Bastilha, na França, em 14 de julho, e o Dia Nacional do Canadá, em 1º de julho, que celebra a data da unificação das três províncias coloniais (Canadá, Nova Escócia e Nova Brunswick) em um único domínio dentro do Império Britânico.
6 – Sabia que o primeiro teste nuclear da História aconteceu no mês de julho? A data foi dia 16, o ano, 1945, e a detonação do artefato aconteceu em Alamogordo, no Novo México.
7 – Sabia que os dias 1º de abril e 1º de julho de um mesmo ano sempre caem no mesmo dia da semana? Isso ocorre por conta da quantidade de dias que existem entre as duas datas — que somam 91. Esse número, por sua vez é múltiplo de 7 e equivale aos dias da semana e, sendo assim, sempre vai rolar uma padronização entre as duas datas.
Fonte: Megacurioso