Veja cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica do distrito de Agrovila, em Porto Seguro

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro inicia cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica a partir do dia 24/08, no distrito de Agrovila. O objetivo é imunizar cães e gatos acima dos 3 meses de idade contra o vírus da raiva.

A superintendente da vigilância em saúde, Larissa Altoé, enfatiza a relevância da vacinação e convida a população para aderir à campanha. “É uma vacina extremamente importante. Sabemos o quanto os animais estão inseridos em nosso convívio, portanto, todos os cães e gatos devem ser levados aos postos de vacinação volantes para que sejam imunizados, conforme cronograma divulgado por localidade. Contamos com o empenho dos profissionais de saúde e a adesão da população à campanha”, afirma.

Projeção

A meta do Departamento de Vigilância em Saúde é imunizar 90% da população canina e felina, totalizando cobertura estimada em 22 mil animais em todo o município.

Pontos itinerantes 

A Campanha terá pontos de vacinação volantes, tendo a participação de equipes de vacinadores que percorrerão distritos e as demais comunidades.  A contra indicação da vacina é para  fêmeas no fim da gestação, animais doentes e debilitados.

Unidade de Zoonoses

A Unidade de Vigilância de Zoonoses também realizará vacinação, diariamente, das 8h às 14h. Agende nos números: 98802-3778/  3288-5172

 Sobre a raiva animal

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por vírus presente na saliva e secreções do animal infectado. A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença, caracterizada pelo contágio direto, através de mordidas, arranhões ou lambedura de cães e gatos infectados. No homem, os sintomas, que podem levar até a morte são, paralisia dos membros inferiores, febre, mal-estar, depressão mental, agitação e salivação intensa.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui