Veja como instalar agora mesmo atualização do Windows 10

 Demorou, mas chegou. A Microsoft finalmente liberou a atualização de abril do Windows 10 nesta segunda-feira, 30, como havia prometido na semana passada. O novo sistema operacional traz uma leva de novos recursos, tendo como principal destaque a Linha do Tempo, que exibe um feed de suas atividades e permite retomar tarefas iniciadas até um mês atrás.

Como já é tradição, no entanto, apenas uma parcela muito pequena do público vai receber a atualização imediatamente. A distribuição acontece por fases, e a previsão da Microsoft é que apenas no dia 9 de maio mais pessoas comecem a ser alcançadas por meio Windows Update.

No entanto, existe uma forma bem fácil de furar essa fila de espera imediatamente e instalar a atualização de abril do Windows 10. Veja como proceder:

Via Assistente de atualização

Para quem deseja fazer uma instalação nova ou uma atualização, a Microsoft disponibiliza uma ferramenta chamada “Assistente de atualização”. Ela faz o download do Windows completo, e oferece as opções de fazer uma atualização mantendo os seus arquivos e configurações, ou fazer uma instalação limpa que apagará tudo o que tem em sua máquina. Confira:

  1. Faça o download da ferramenta através deste link (o download inicia assim que você clicar no link);
  2. A ferramenta vai verificar se o seu sistema está desatualizado; clique em “Atualizar Agora para prosseguirReprodução
  3. O sistema vai analisar seu PC para ver se ele é compatível; clique em “Avançar” para dar continuidade à instalaçãoReprodução
  4. Aguarde o download e a preparação da instalação, que pode demorar um bom tempoReprodução

Feita a instalação, a máquina será reiniciada algumas vezes e pode ser solicitada alguma nova configuração. Ao fazer a instalação como uma atualização, você não perderá nenhum arquivo ou programa que está na máquina.

Via Windows Insider

O Windows Insider é um programa da Microsoft para que pessoas possam testar os seus produtos em versões de testes para relatarem bugs encontrados, além de ajudá-la em aperfeiçoamentos para eles.
Neste caso específico, a última versão do Windows 10 que está no Windows Insider já é a versão final do Windows 10 com a atualização de Abril. Sendo assim, você pode obter a sua atualização através dele, e cancelar o programa logo em seguida para não ficar em versões de testes. Veja como prosseguir:

  1. Aperte as teclas “Win + I” e acesse a opção “Atualização e Segurança”;

    Reprodução

  2. Vá até a guia “Programa Windows Insider” e clique em “Começar Agora”;

    Reprodução

  3. Clique em “Vincular conta” e complete o cadastro utilizando alguma conta sua da Microsoft, se preferir, também é possível criar uma nova;

    Reprodução

  4. Em “Que tipo de conteúdo você gostaria de receber”, coloque a opção “Enviar-me apenas as atualizações antecipadas”;

    Reprodução

  5. Reinicie a máquina. Agora, aperte novamente as teclas “Win + I” e acesse a opção “Windows Update” para começar o download da atualização.

Pronto! Assim que acabar o download da atualização, reinicie sua máquina. A instalação é um pouco demorada, e a máquina pode reiniciar algumas vezes durante o processo. Depois que acabar de fazer a instalação da atualização, volte nas configurações do “Programa Windows Insider” e utilize a opção “Parar de receber compilações do Insider Preview” para parar de receber atualizações em fases de testes que podem ser instáveis.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui