Veja como algoritmo do Spotify foi manipulado para levar hit de Anitta ao topo do mundo

Veja como algoritmo do Spotify foi manipulado para levar hit de Anitta ao topo do mundo
A cantora Anitta no clipe da música “Envolver”. Foto: Reprodução/YouTube

No último dia 25, o Brasil teve pela primeira vez um artista de seu país no topo das paradas do Spotify. A música Envolver, da Anitta, se tornou a faixa mais reproduzida na playlist Daily Top 50 Global, que indica as músicas mais reproduzidas do mundo naquele momento.

O movimento foi resultado de um longo trabalho da cantora, que nos últimos anos vem fazendo parcerias com cantoras internacionais para levar seu sucesso para foto.

No entanto, a música reproduzida mais de 6,4 milhões de vezes, sendo destes mais de 4,1 milhões vindo apenas do Brasil, contou também com o trabalho de fãs engajados nas redes sociais, que ajudaram a manipular o algoritmo do Spotify para levar a música para o topo da playlist.

Os dados são do Rest of World, que conversou com especialistas da indústria para analisar o fenômeno da cantora.

Em 14 de março, a equipe da cantora mostrou como os fãs deveriam fazer para aumentar o engajamento da música.

Retweetanto a postagem de uma internauta, o perfil de Anitta disse que para aumentar a popularidade da cantora era preciso montar playlists com sua música e lembrar de “usar contas diferentes no Spotify e lembrar de trocar de contar”.

A orientação também era para não deixar a música no modo de repetição automática, pois contaria apenas como uma reprodução.

O site encontrou mais de 100 playlists no Spotify intituladas com nomes como Envolver #1, Stream Envolver, Envolver stream party e Envolver 20x, todas com as instruções de como ajudar a música a ganhar engajamento com o algoritmo do Spotify.

O tempo também foi levado em conta, já que uma campanha rápida demais poderia fazer o serviço considerar que o engajamento estaria sendo conseguido com o uso de bots.

Envolver da Anitta

A música foi a trilha sonora do desafio “El Paso de Anitta”, que viralizou no TikTok. A coreografia inclui, entre outros passos, dançar na posição de prancha, considerada uma das mais difíceis de se manter por quem pratica atividades físicas regularmente.

Fonte: Olhar Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui