Varejistas de Eunápolis lotam palestra do SEBRAE sobre tendências de mercado

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Por Petrina Nunes / O Sollo

Dando seguimento a programação sobre Moda do SEBRAE, a palestra “Comportamento de Consumo para o Verão 2017”, ministrado pelo professor Anderson Pisanelli, aconteceu também na cidade de Eunápolis (BA), nesta quinta-feira, 17 de março, após ter sido um sucesso na cidade de Teixeira de Freitas na noite anterior.

De acordo com Ismael Trindade, gestor de projeto de varejo e de moda do SEBRAE, nessa oportunidade também foi apresentado o MEDE (Método de Melhoria do Desempenho Empresarial), para oportunizar mais ações juntos a empresas para que elas fiquem sempre atentas a tudo que ocorre em seu redor.

“A moda é ditada pelo consumidor e o lojista do segmento de varejo deve seguir as tendências”, disse Ismael, que completou informando que essa é a segunda vez que ocorre esse planejamento de vendas para o próximo ano, sendo que a primeira vez foi no ano de 2014.

Dentre os participantes do evento, estava a Andreia Santos, da empresa Charme Boutique, e ela disse que os princípios básicos os empresários já tinham, mas o conhecimento do Anderson foi muito aproveitador, pois eles passaram a ter a projeção do que terá que adquirir para as próximas compras. “A gente tem que sempre se reciclar, e é com palestras como essa que a gente abre os horizontes”, informou a comerciante, satisfeita.

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Ítalo Guanais, coordenador de comércio e serviços da unidade de atendimento do Sebrae Bahia, economista pós-graduado na área de desenvolvimento sustentável, deixou claro que Moda é um conceito que sempre se renova. “Na Bahia, hoje, estamos trabalhando com dois núcleos de moda, um no extremo sul do estado, no segmento de varejo, e o outro na cidade de Santo Antônio de Jesus, ressalta-se que essa palestra também estamos fomentando para levar ao público de Santo Antônio de Jesus que nos solicitou para ter esse debate regional”, disse sobre as ações do SEBRAE.

Ainda de acordo com Ítalo: “o nosso objetivo com esse contexto é poder atualizar cada vez mais o empresário para poder se pra poder se contextualizar diante os cenários e as exigências que o consumidor está nos dando a cada dia”.

O palestrante, Anderson, é professor especialista de pós-graduação de Moda na Unipar e de Design Estratégico no SENAI de Londrina (RS), pós-graduado em Fotografia, Moda e Cultura, já tendo atuado em importantes organizações na área de moda, como na Revista Elle e Alpargatas. Realizou exposições em Art Basel, Miami, e Museu do Louvre, em Paris, dentre outros lugares.

O foco das palestras foi trabalhar com um grupo das vendas em varejo, e abordou assuntos que “incluem o processo de window display, vitrinismo, apresentação da coleção, treinamento da vendedora, ações midiáticas, pois se for uma empresa de pequeno, médio e grande porte terá que ter um recurso para isso”, disse Anderson, e se for um iniciante terá que aprender a usar a internet como meio de iniciar a propaganda.

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