Porto Seguro e Eunápolis receberam palestra sobre empreendedorismo e inovação
Mudança de pensamento, atitudes positivas e ação imediata. Estes são alguns dos conselhos passados pelo empresário Geraldo Rufino, palestrante escolhido pelo Sebrae para o Circuito Empresarial, que aconteceu em Eunápolis e em Porto Seguro, nesta sexta-feira, 14.
Com o tema Empreendedorismo e Inovação, o evento lotou os auditórios das cidades do Extremo Sul com empreendedores e interessados em empreendedorismo.
Rufino é conhecido no meio empresarial por sua história de vida. Ele começou a trabalhar aos oito anos de idade ensacando carvão, posteriormente começou a catar latinhas e aos 13 anos trabalhava para uma grande empresa.
Depois de perder seus dois caminhões em um acidente, decidiu desmontar os veículos e vender as peças. Percebeu que havia mercado nesse segmento, e nasceu aí a JR Diesel, a maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos.
“Quando eu estava ensacando carvão ou catando latinha, eu não pensava que era explorado, escravizado. Estava fazendo pra mim. Quando comecei a trabalhar para outras pessoas, também entendia que estava fazendo pra mim, era uma oportunidade. É essa mentalidade que nos faz empreender, mesmo quando não temos um CNPJ próprio. Essa mentalidade está no sangue do brasileiro e eu trago para as pessoas a mensagem de que é possível, com simplicidade e determinação”, aponta Geraldo.
A história do catador de latinhas que virou um grande empresário também virou livro, “O catador de sonhos”. O palestrante ressalta que seu objetivo ao falar para as pessoas é trazer a motivação da vida real e não dos palcos.
“Quero que elas entendam que não é preciso ter muito dinheiro ou largar o emprego para empreender. O conselho que eu dou para quem tem essa vontade é começar agora, não esperar para uma segunda-feira, como fazemos com as dietas. Comece a fazer seu networking em casa, aprenda a cativar as pessoas da sua família, mude seu pensamento e sua atitude. Isso é empreendedorismo”.
O circuito empresarial também contou com presença de José Soares, gestor do projeto Startup Bahia, que trouxe um panorama sobre inovação e a importância da transformação digital nos pequenos negócios. “Usar o digital hoje não é mais uma questão de escolha, é necessário se adaptar. Mesmo quem tem um negócio físico, precisa ter uma presença online, pois é lá que o cliente faz sua primeira busca. Além disso, queremos estimular também o uso de dispositivos internos que ajudem nos processos para melhorar esses negócios”.
O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, informa que haverá ainda mais oportunidades para aprender com a história de vida de Geraldo Rufino. “Trouxemos durante o Circuito Empresarial para Porto e Eunápolis, mas ele também fará palestra em Teixeira de Freitas, no dia 3 de outubro, durante a Semana da Micro e Pequena Empresa”, pontua.
Varejo digital auxilia na inovação
Para os empreendedores que se interessaram pelos temas apresentados no Circuito, José Soares traz uma novidade. “O Sebrae está sempre pensando em soluções para os empresários. Entendendo a importância de inovar e se adequar às novas tecnologias, lançaremos um projeto de varejo digital, para auxiliar essa região que tem uma matriz econômica bastante comercial”.
O Sebrae tem diversos planos e programas para as variadas áreas de atuação dos negócios. Em Teixeira de Freitas, a agência está localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, número 3986, Centro. Existem também agências em Eunápolis e Porto Seguro. É possível entrar em contato pelo telefone 3291-4333 ou acessar o site http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ba?codUf=5 para conhecer um pouco mais.