Na sexta-feira, 11 de novembro, as Polícias Militares da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, encerraram o V Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa, realizado na cidade de São Mateus/ES.
Com o tema “INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E TRABALHO EM REDE”, o encontro visou a interação entre as instituições coirmãs, Polícia Civil e Sociedade Civil Organizada, buscando a ampliação de conhecimentos, o compartilhamento de expertise e o fortalecimento das ações em conjunto.
Nos três dias de encontro foram realizadas reuniões entre as cúpulas das polícias e um seminário. As autoridades e estudiosos na área abordaram temas como: a) reconhecimento facial; b) setorização do policiamento a nível de setor; c) governança corporativa; d) policiamento rural; e) ampliação da comunicação P25 e interoperabilidade das comunicações; f) inovações tecnológicas; g) gestão estratégica de pessoas; h) vigilância, segurança e defesa, i) cerco inteligente e computação embarcada.
O evento contou com a presença do Comandante Geral da PMES e da cúpula das três instituições. O Coronel Vanderval Meneses Ramos, Comandante do CPRS, representou o Comandante Geral da PMBA na abertura do encontro de gestores. Os Coronéis Marco Antônio Oliveira Conceição e Edval Carlos dos Santos Filho, palestraram e mediaram os trabalhos do evento.
O Ten Cel Anilton Almeida da Silva, Comandante da CIPE/Mata Atlântica, unidade articuladora da PMBA, destacou a presença dos comandantes das unidades baianas, que sofrem influencia da tríplice divisa, a Major Kelly (43ª CIPE/Itamaraju), o Major Soeiro (88ª CIPM/Alcobaça), o Major Galvão (89ª CIPM/Mucuri), o Major Neto (87ª CIPM/Teixeira de Freitas) e o Major Wesley (44ª CIPM/Medeiros Neto).
O Ten. Cel. Anilton agradeceu a hospitalidade dos Oficiais e Praças do 13º BPM/São Mateus-ES e parabenizou a excelente organização. “O V Encontro de Gestores foi um sucesso, saímos dele mais unidos, com reconhecimento de problemas comuns e fortalecidos. Certamente as comunidades da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, perceberam a melhoria dos serviços, por meio de uma maior integração das policiais”, disse.