A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, emitiu uma nota na qual atribui o encerramento das atividades da UTI Covid-19, que funcionava no Hospital Municipal, à “falta de financiamento dos leitos, encerrada no início de março pelo Ministério da Saúde, e diminuição drástica da demanda”.
O texto destaca que o município de Teixeira de Freitas “está há dias” sem ocorrência de internações nos leitos reservados para pessoas com Covid-19. Desta forma, Eunápolis e Porto Seguro passam a ser os municípios referência, pois possuem leitos financiados pelo Estado.
A nota acrescenta que os “pacientes que precisarem de atendimento deverão ser regulados pelo SUREM, como acontece quando há necessidade de outros procedimentos que não são feitos no município de origem”.
A Prefeitura disse ainda que não é possível manter a estrutura da UTI Covid-19 funcionando para atender a sua região apenas com recursos próprios e lembrou de “que o Hospital de Campanha foi desativado em outubro devido a estrutura já necessitar de muitas manutenções, e o município criou uma ala específica com cinco leitos para atender à população, visto que ainda havia uma demanda considerável”.
A nota encerra dizendo que a “vacinação contra a Covid-19 segue diariamente em diversas Unidades Básicas de Saúde e os cuidados devem ser mantidos”.