Usina Santa Maria acusa Município de Caravelas de abordagem ilegal; prefeitura emite nota

Usina Santa Maria acusa Município de Caravelas de abordagem ilegal; prefeitura emite nota
Usina Santa Maria acusa Município de Caravelas de abordagem ilegal. Fotos Ascom/Medasa

A Usina Santa Maria (Medasa) afirmou, na sexta feira, 24 de janeiro de 2020, ter sido “surpreendida por uma ação ilegal da Prefeitura Municipal de Caravelas”.

Segundo a Usina, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Secretaria de Tributos e Procuradoria de Caravelas estiveram na sede da empresa acompanhadas de força policial. Embora não detalhe com clareza a ação, evidencia que se trata da arrecadação dos tributos, que, desde sua fundação, é feita por Medeiros Neto.

Usina Santa Maria acusa Município de Caravelas de abordagem ilegal; prefeitura emite nota

A empresa detalha que “tramita na justiça de primeiro e segundo graus, vários processos suspendendo, por força de medida liminar, as ações do Município de Caravelas em relação às atividades da Usina Santa Maria”.

A Medasa é uma das maiores geradoras de empregos da região, garantindo 1.800 empregos diretos, e cerca de mais 7.200 empregos indiretos, de acordo indicativo de cálculo do IBGE, o que seria o motivo da “disputa pelas receitas da Usina Santa Maria, pertencentes ao município de Medeiros Neto, principal objeto de desejo do prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, o que vem gerando insegurança jurídica e instabilidade ao processo produtivo e econômico da região”, diz a Usina.

“A população de Medeiros Neto e região pode estar certa de que todas as medidas legais necessárias para continuidade e manutenção da arrecadação tributária estão sendo tomadas pela Usina Santa Maria, agregando, como sempre fez ao longo das últimas quatro décadas, para o crescimento social, econômico e sustentável da sociedade medeirense”, finaliza a Medasa.

OSollo entrou em contato com a Prefeitura de Caravelas, que, por meio de sua Assessoria de Comunicação, emitiu nota sobre o caso.

Leia na íntegra:

Recebemos com muita estranheza a notícia divulgada pela Usina Santa Maria sobre a ilegalidade da ação da Prefeitura de Caravelas em áreas de plantio e da sede administrativa da própria empresa, localizadas no município de Caravelas, constantes no Decreto Lei n.º 12.636/2013, editado pelo Governo do Estado da Bahia.

A vistoria e a inspeção, desse modo, nada mais é do que o cumprimento de obrigação estabelecida em lei, como fizemos em áreas de plantio em 2018 e 2019, à pedido da propria usina para cumprir requisito de certificação ambiental.

Reiteramos a percepção com estranheza do posicionamento da Usina Santa Maria em relação ao que está posto pela lei de demarcação territorial do Governo do Estado da Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui