Uruçuca na RIO +20

O Projeto Bolo na Roça de Uruçuca vai ser exibido na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável

A vassoura de bruxa dizimou a região economicamente e socialmente no início da década de 1990. Essa crise desfacelou grandes, médios e principalmente os pequenos produtores. A queda de produção e de valor de produto levou milhares de pessoas à bancarrota. De acordo com a CEPLAC, Uruçuca foi o primeiro município da região a ser infectado com o fungo causando êxodo rural e abandono de terras. De lá para cá, Uruçuca, assim como outros municípios, viveu agricultura enfraquecida até o surgimento do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar).

Hoje, a agricultura familiar, é uma vertente agrícola que fomenta uma diversificação e desperta renda com sustentabilidade através do elo familiar. Programas como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) se põem como catalisadores, como uma luz no túnel no Pós- Vassoura de Bruxa. Uruçuca é referência na logística desses programas que lhe rendeu premiação e reconhecimento nacional.

Segundo a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o município de Uruçuca foi selecionado durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (I EMDS) em Brasília pelas Experiências Exitosas em Políticas Públicas com o Projeto Bolo na Roça, a gerência do PNAE e a logística e alcance do PAA. Esse projeto foi documentado com um vídeo a respeito do que deu certo no campo sem o cacau.

O vídeo de 10 minutos de título “Bolo na Roça: Um Doce Caminho” representa o protagonismo feminino, política de parcerias e o empoderamento advindo do empreendedorismo. Histórias como essas devem servir de exemplo quando se conduz programas federais de forma reta e ilibada como a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uruçuca.

Além da exibição no encontro, a FNP disponibilizará na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, RIO+20, em seu estande, espaço para a exibição das Boas Práticas. “É Uruçuca mostrando seu potencial e suas riquezas ao mundo”, disse o prefeito Moacyr Leite Junior. Ele ainda destacou a importância de incentivar produção agrícola como motivador econômico. “A área rural produtiva é sinônimo de uma boa economia”, completou.

 

Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui