A Prefeitura de Porto Seguro entregou na manhã desta quinta-feira, 16/04, a Unidade Sentinela instalada na UPA 24H, situada no bairro Frei Calixto.
A medida, resultado da parceria com o Governo do Estado, faz parte de um pacote de ações adotadas pela gestão municipal para conter a disseminação do Covid-19.
Cerimônia
O ato oficial, acompanhado pela prefeita Cláudia Oliveira e do secretário de Saúde, Kerrys Ruas, destacou-se pela presença da junta multidisciplinar que atuará especificamente para atender pacientes suspeitos e confirmados do novo coronavírus.
Durante a cerimônia, os profissionais de saúde participaram de um momento de comunhão ministrada pelo capelão Geraldo Marcio de Melo Soares, com a programação direcionada a orações e louvores, num gesto de consagração espiritual.
A prefeita Cláudia Oliveira fez questão de reiterar agradecimentos ao apoio do governo do estado e todos servidores da saúde municipal diante da mobilização no combate à pandemia.
“Parabenizo e reforço aqui o empenho permanente da gestão estadual junto à administração pública ao viabilizar a montagem da UPA Sentinela. Agradeço muito a dedicação e esforço do secretário de saúde, Kerrys Ruas e dos servidores de saúde diante desse tempo delicado que nós e o mundo vivemos. Estamos todos unidos num só propósito: salvar vidas. E, ao enfrentarmos esse tempo difícil, precisamos ter a certeza que sairemos muito melhor de toda essa situação, com a graça de Deus”, enfatiza.
Estrutura montada
Com espaço subdividido, por meio de acesso independente, a UPA Frei Calixto é composta por estrutura física equipada e recursos humanos qualificados para efetuar avaliação e atendimentos aos pacientes que apresentarem quadros virais e sintomas característicos do coronavírus.
Contando com aporte de ala exclusiva, a unidade possui 8 leitos, sendo uma semi UTI preparada para possíveis intercorrências. Os leitos possuem 2 metros de distância entre eles, no intuito de evitar contaminação cruzada entre os pacientes.
A unidade está equipada com oxigênio, monitor, multiparâmetro, respirador, oxímetria, bomba de infusão.
Para o atendimento do paciente que apresentar instabilidade ou gravidade no quadro clínico, será encaminhado para sala de urgência, com 5 leitos de tratamento semi-intensivo.
A unidade terá como retaguarda o Hospital Luiz Eduardo Magalhães para os casos considerados mais graves.