União do Poder Legislativo propõe hospital de campanha para Itanhém, Lajedão, Vereda, Medeiros Neto e Ibirapuã

Equipamento pode ser instalado em Medeiros Neto e descentralizaria Teixeira de Freitas no enfrentamento à covid-19

blank
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (09), os presidentes do Poder Legislativo de Ibirapuã, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto e Vereda se reuniram para conhecer a proposta de implantação de um hospital de campanha exclusivo para os cinco municípios.

O encontro foi em Medeiros Neto, cidade mais centralizada, que receberia o equipamento ou estrutura semelhante para atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus. Também participou o presidente da Câmara de Teixeira de Freitas, Ronaldo Cordeiro.

A iniciativa veio do atual presidente da Câmara de Itanhém, Deilton Porto “Caboquinho” (PP), e prevê que os municípios mantenham profissionais e equipamentos com o apoio do Governo do Estado.

De comum acordo, o plano deve ser encaminhado ainda nesta semana para os prefeitos.

blank
Foto: Divulgação

O cenário atual é de um aumento significativo de casos de covid-19 em todo o extremo sul, que já chamou a atenção da mídia nacional e do governador Rui Costa, que já trabalha para o funcionamento do hospital de campanha em Teixeira de Freitas.

A propósito, a unidade hospitalar de referência para a Costa das Baleias já enfrentou a superlotação de leitos de UTI, recebendo a demanda de 13 municípios.

Pontos de vista

Conforme vereador Deilton Porto, de Itanhém, a população beneficiada seria de quase 100 mil habitantes.

Precisamos urgentemente construir um entendimento entre os dois Poderes para formalizar oficialmente a proposta ao governador Rui Costa. Não podemos ficar com os braços cruzados diante da grave crise da pandemia, que já começa a atingir com força esses cinco municípios”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Medeiros Neto, vereador Hildo Barbosa Brito (PL), lembra que Teixeira de Freitas não tem e pode não ter condições de atender a toda a demanda da região, ainda que possua o hospital de campanha já em fase final de instalação, dispondo de 20 leitos de UTI.

O presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), convidado especial do plano, parabenizou a iniciativa dos colegas se colocou à disposição da proposta de enfrentamento.

A justificativa dos colegas presidentes é pertinente e é necessário, neste momento, ter políticas públicas específicas para amparar suas populações, pois o modo de vida comunitária e a falta de estrutura para atendimento de saúde pode facilitar a rápida disseminação do vírus em seus territórios“, salientou.

Estiveram presentes ainda: Cloves da Silva Brasil (de Ibirapuã); Jovino Viana de Oliveira (de Lajedão) e Otenil Pereira Porto (de Vereda). Jucuruçu não esteve representada, apesar de ter sido incluída na proposta.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui