Una: Índios invadem fazenda e exigem ‘devolução’ de território

Integrantes de tribo tupinambá dizem que área abrigava uma aldeia.

Produtor rural parou produção de cacau e deixou propriedade na Bahia.

Índios da tribo tupinambá invadiram a Fazenda Vila Toscana, em Una, região sul da Bahia. Eles dizem que a propriedade de 500 hectares é território deles. “Estamos lutando por nossa terra. Porque aqui é nosso patrimônio e nós estamos já estávamos fazendo os barracos para que nós viva (sic.) aqui dentro de nossa terra”, diz o cacique Ivaldo Aruanã. Ainda segundo os índios, a fazenda era uma aldeia.

O dono da fazenda deixou a propriedade e aguarda o pedido à Justiça sobre reintegração de posse. “Não estão me deixando nem eu entrar. O meu gerente colhendo cacau com o pessoal. Eles mandaram parar, dizendo que não pode mais colher cacau. E cada vez está chegando gente. Eu tenho quase 60 anos e nunca tive problema na fazenda.Toda ela é titulada e tem uma área de reserva florestal”, afirma o fazendeiro Magid Ribeiro.

No sul da Bahia, a disputa entre produtores rurais e tupinambás é por uma área de 47 mil hectares, distribuída entre os municípios de Buerarema, Una e Ilhéus. O processo de demarcação das terras corre no Ministério da Justiça.

 

 

 

G1, com informações da TV Santa Cruz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui