UMMI de Teixeira encaminha pacientes graves para Salvador via transporte aéreo

UMMI de Teixeira encaminha pacientes graves para Salvador via transporte aéreo. Foto: Ascom

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa a população que a Unidade Municipal Materno-Infantil (UMMI) tem recebido casos graves que inspira cuidados em centros de tratamentos especializados e para isso busca encaminhar esses pacientes para unidades que possam oferecer o suporte necessário para o tratamento.

Nesta sexta-feira, 13, uma criança de 08 anos foi admitida na unidade com queimaduras de terceiro grau em várias partes do corpo. O caso aconteceu devido à explosão de um botijão de gás em sua residência. A criança e familiares foram assistidos e acolhidos pela equipe multiprofissional da UMMI. Foram realizados todos os procedimentos e protocolos necessários ao atendimento a paciente.

“O primeiro cuidado com o paciente vítima de queimadura que apresenta lesões de terceiro grau é o controle das vias aéreas, reposição dos fluidos e interrupção da dor. Como o quadro de saúde da criança inspirava cuidados especializados a solicitação de transferência para unidade de referência e transporte aéreo ocorreu de imediato”, explicou a secretária de Saúde Cristiane de Almeida Cerqueira Silva.

O coordenador da central de leitos da UMMI, Jeferson Neves, ressaltou que conseguiram a vaga em Salvador para a criança no mesmo dia da sua admissão, aguardando apenas o liberação via estadual da transferência aérea: “Aqui, inserimos o paciente no Surem, mas ao mesmo tempo ligamos, cobramos a central, dialogamos com a família, e fazemos de tudo para conseguir a vaga o mais rápido possível. É um trabalho humanizado e eficiente”.

Outro processo similar aconteceu nesta quinta, dia 12, de uma criança de 03 anos trazida de outro município para atendimento médico na UMMI após engolir uma moeda. A transferência foi realizada no mesmo dia, com a rapidez que o quadro exigia, e a paciente foi levada também de avião para o Hospital Geral, em Salvador.

A gestão municipal reitera à população seu compromisso com o atendimento humanizado em todas as unidades. A diretora da UMMI, Andreia Santos Soares, aponta que há um esforço diário para oferecer um serviço de qualidade: “Estamos sempre nos adaptando, passamos a receber crianças, gestantes e puérperas com Covid-19 em leitos especiais, nos esforçamos para conseguir vagas quando não há possiblidade de atender aqui e buscamos trazer um serviço sempre de muita qualidade, como nos pede a gestão.”

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui