UMA VIDA COERENTE

“Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.” (Efésios 4.1-2)

Como cristãos e como igrejas, precisamos realinhar nossa visão e caminhada como seguidores de Jesus. Precisamos viver de maneira coerente com a fé que abraçamos. Temos o dever de manifestar o Reino de Deus e para isso, precisamos, nas palavras do apóstolo, viver de maneira digna da vocação, do chamado, que recebemos. Vamos então começar do começo: qual o nosso chamado? Qual a nossa vocação?

Fomos encontrados por Deus e amados por Deus. Ele, sendo nós ainda pecadores, nos amou. Ele nos reconciliou consigo por meio de Cristo e nos adotou como filhos. Fomos e continuamente temos sido perdoados. Como declarou o salmista, “Bendito seja o Senhor, Deus, nosso Salvador, que cada dia suporta as nossas cargas” (Sl 68.19). O nosso chamado é o chamado do amor, da misericórdia, da reconciliação. Deus nos levou para Ele e a partir daí tornou-se possível a nós a vida cristã. Podemos nos arrepender, amadurecer e crescer… mas tudo em função do que Ele fez por nós.

Por isso o apóstolo segue e diz que devemos ser humildes e dóceis, pacientes e capazes de suportar uns aos outros em amor. A coerência de que Paulo fala tem a ver com o modo como lidamos com as pessoas. Viver de maneira digna da nossa vocação não tem a ver com sermos diferentes dos outros, nos orgulharmos de nossa moralidade. E sim, tem a ver, com sermos amorosos e acolhedores. Capazes para fazer na relação com o outro o que Deus tem feito conosco.

Escrevendo à igreja do Corinto, Paulo disse que cada cristão é um embaixador da reconciliação. Alguém que trabalha para que toda pessoa ande com Deus, conheça o amor de Deus e receba o perdão de Deus. Costumamos pensar que, tudo bem, é isso mesmo, mas a pessoa precisa arrepender-se para poder ser reconciliada. Pois acredito que, na verdade, precisamos ser reconciliados para nos arrepender. Nem mesmo conseguimos saber bem o quanto precisamos nos arrepender. Sem reconciliação nos falta clareza para o verdadeiro arrependimento.

Devemos portanto dizer às pessoas sobre o amor de Deus. A todas as pessoas. Sem exceção. Deus se fez Pai e ama todas as pessoas, assim como cremos que Ele ama a nós, a mim e a você. E você deve ajudar as pessoas a crerem no amor de Deus e a se deixarem abraçar por Deus. Elas não precisam ser diferentes de quem são para que possam ser reconciliadas, pois nem conseguiriam ser diferentes. Elas podem vir a ser diferentes vivendo em comunhão com Deus. E o que serão, será conforme a misericórdia e graça de Deus e não para atender aos meus ou aos seus critérios.

Não coloquemos obstáculos entre as pessoas e Deus. Jesus se fez pecado pelos pecadores. Ele nos abriu um novo caminho, um caminho por onde todo ser humano pode seguir e viver com Deus. Anunciemos isso. Sejamos exemplos do amor de Deus, amando, respeitando, servindo e cuidando. Essa é a nossa vocação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui