Uma homenagem do deputado Temóteo Brito a Teixeira

Uma homenagem do deputado Temóteo Brito a Teixeira
Foto: Cidade de Teixeira de Freitas
Parabéns Teixeira de Freitas, seu nome é hospitalidade!

Eu quero uma Teixeira de Freitas gigante pela própria natureza, irmanado nas três raças que deu origem ao POVO BRASILEIRO, quero uma Teixeira de negros, índios, brancos e mulatos, quero o abraço sincero das três raças, quero o sorriso e a felicidade.

Quero uma Teixeira respeitando a diversidade – Quero uma Teixeira valorizando a tolerância, que a intolerância seja banida do nosso dicionário. O bom é extrairmos de cada religião o que tem de melhor e não supostas verdades temporárias, quero a calma do monge, a catequização dos padres e pastores, quero o respeito a todas as formas de ligação com o Supremo.

Ah Teixeira quanta felicidade você já me ofereceu com suas festas populares, quero a capoeira que um dia foi até proibida pela policia, mas em Teixeira é produto digno de comemoração, não se sabe se é uma dança ou uma luta, mas temos certeza que é uma bela arte.

Quero uma Teixeira da energia elétrica, do computador, das festas populares, da internet, do desenvolvimento e da Zona Rural forte e produtiva, quero Teixeira do teatro, da música popular e erudita.

Quero as crianças sonhando em ser artista, desenvolvendo seus sentidos, construindo um novo amanhã, tratando os livros como gênero de primeira necessidade e sentadas nos bancos das Praças para ler e contar histórias.

Quero o casarão Antigo e as casas Modernas. Quero a cadeira de madeira com respeito ao meio Ambiente, mas também quero as mais confortáveis.

Quero saborear nossas melhores comidas típicas, afinal a comida é o primeiro gênero que os estrangeiros levam para os seus destinos.

Quero que Teixeira de Freitas descubra novos talentos. Quero a melhor tradição de nosso folclore, quero o povo se esbaldando em aproveitar a vida, quero o samba, o maculelê, quero mais Monteiro Lobato, mais teatro e menos televisão, quero que a cultura mude nossos corações e transforme vidas.

Quero uma Teixeira respeitando as crianças, jovens e idosos. Quero os olhos negros, azuis e de todas as cores. Quero o abraço sincero, sem olhar para a cor da pele, quero o respeito a diversidade.

Quero a produção agrícola, pecuária, a indústria e o comércio forte, quero o papel que irradia conhecimento e o folclore que alimenta nossas almas, quero o desenvolvimento sustentável.

Quero uma Teixeira com os corações irmanados. Quero a pureza de mãos se encontrando, quero um povo com orgulho da nossa história, generoso e hospitaleiro, quero tudo isso porque somos iguais em nossas diferenças.

Viva o povo de Teixeira de Freitas, que sedimenta sua história a cada dia, afinal a história é a memória de um século imortalizado, um povo sem história fica sepultado em sua tumba, um povo sem história ainda não nasceu.

Minha querida Teixeira você é o seu céu inigualável, o solo produtivo, o povo trabalhador, a sua consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade, só podemos amar a nossa terra quando conhecemos esses valores, e só aprendemos a valorizar com o contato direto com a obra dos grandes homens que construíram Teixeira de Freitas, por tudo isso, minha amada terra te quero gigante pela própria natureza.

Parabéns Minha Teixeira de Freitas o futuro lhe espera cheio de esperança para ser a pátria amada e generosa dos seus filhos e filhas.

Temóteo Alves de Brito

Deputado Estadual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui