Um outro evangelho (2)

“O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.” (Gálatas 1.7)

No tempo de Paulo havia pessoas pervertendo o Evangelho de Cristo. Durante toda a história houve essa perversão, hoje há e sempre haverá. E seguiremos assim até o fim da história, até que Cristo volte. Talvez seja por isso que Jesus perguntou: “quando o Filho do Homem vier, encontrará fé na terra?” (Lc 18.8) O Evangelho de Cristo é promotor da fé, mas o outro não. O outro é centrado no ser humano e é promotor de misticismo. Até fala da graça, mas acredita mesmo é no mérito. Por isso facilmente cria ídolos, pessoas iluminadas e inquestionáveis. Promove orgulho e presunção. Daí para o tribunal onde os pecadores são julgados a distância é pequena demais!

Mas com o tempo as decepções começam a ser geradas. A benção esperada não chega apesar do sacrifício fielmente realizado. A proteção que era um direito adquirido pela obediência e dedicação sincera, falha; e a dor monta sua tenda no quintal da vida. Aqueles que eram vistos como inquestionáveis acabam revelando que tinham motivos (e atitudes) altamente questionáveis. E a alma que chegou buscando cura percebe que está saindo ainda mais ferida. Quem esperava encontrar amor, constata que foi vítima de abuso. E enganadas por esse outro evangelho decepcionam-se com Deus. E então abandonam a fé e tudo que a representa. Mas, graças a Deus, ainda temos na história o Evangelho de Cristo!

Ele nos fala do Deus que ama pecadores e os recebe como filhos. Diz que, para nossas muitas fraquezas, há seu grandioso poder. A graça nos basta e Cristo nos fortalece! Ele não diz que sempre vamos triunfar, mas garante que somos mais que vencedores. Aprendemos que estamos nas Mãos do Deus que nos amou e nos recebeu, e de mais ninguém. Seu Filho já pagou a nossa conta, definitivamente. “Está consumado”. Esse Evangelho produz seres humanos que creem e vivem pela fé no Deus amoroso que lhes dá, graciosamente e diariamente, a Sua presença. Cuidado para não substituir este Evangelho por outro!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui