Itabela festejou intensamente a safra 2016/2017 do café conilon. A tradicional Festa do Café, realizada no início do mês de agosto, reuniu cerca de 60 mil pessoas para celebrar junto com os agricultores “o caso de amor com o café”, que virou tema do evento e que posiciona o município entre os maiores produtores do grão no Brasil.
Em sua 11ª edição, a Festa do Café movimentou ainda mais a economia de Itabela. A rede hoteleira registrou uma taxa de ocupação de 100% durante o evento e o comércio local foi sacudido pela grande movimentação em torno da festa.
“A festa levantou a autoestima da população. Houve um envolvimento conjunto e essa união se refletiu no resultado positivo da festa”, avaliou o prefeito Luciano Francisqueto, que retomou a realização da festa em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela depois de dois anos sem celebrar a colheita.
O reforço do efetivo policial garantiu a realização de uma festa segura para o folião que esteve no circuito da festa para curtir o show de atrações nacionais como Pablo, Trio da Huanna, Solange Almeida, Neto LX, Psirico e bandas regionais.
Feira de Agronegócios
Shows à noite, feira de negócios durante o dia. A Feira de Agronegócios foi realizada na sede do Rotary Club, com exposições, palestras, concurso e comercialização de produtos e equipamentos.
A grande novidade deste ano foi a realização do 1º Concurso de Qualidade de Café Conilon, que premiou as dez melhores amostras do grão da região, de um total de 45 que foram enviados para o concurso. Foram analisados quesitos como aroma, sabor, conjunto, entre outros.
“A feira integrou os setores do agronegócio. A prefeitura será sempre uma parceira presente para que Itabela possa representar da melhor forma o café conilon em todo o Brasil”, comentou o prefeito Luciano Francisqueto.
O primeiro lugar do Concurso de Qualidade de Café Conilon ficou com Lelis Luís Signorelli, produtor de café conilon da Fazenda Conjunto Signorelli. Os vencedores foram premiados com certificados, troféus e produtos.
(Com informações do Bahia Dia a Dia)