UFSB: Sonho torna realidade para estudantes do Extremo Sul

A Universidade Federal do Sul da Bahia ( UFSB ) é uma instituição de ensino superior pública sancionada pela Presidente Dilma Rouseff no dia 5 de junho de 2013, com a criação de nove mil vagas em quase 50 cursos universitários de graduação e pós-graduação criada pela lei nº 12.818 de 5 de junho de 2013 a ser implantada no segundo semestre de 2014.

Sua reitoria (sede) foi instalada na cidade de Itabuna (campus Jorge Amado), com mais dois campi em Teixeira de Freitas (campus Paulo Freire) e Porto Seguro (campus Sosígenes Costa). A UFSB vai atender a um público de nove mil alunos matriculados por ano atingindo 18 mil vagas até 2020, em sua plena implantação.

O modelo da Universidade retoma uma ideia de Anísio Teixeira, morto durante o regime militar, e prevê que o aluno, antes de ingressar em um curso de graduação, permaneça no bacharelado interdisciplinar, durante três anos, dividido em três grandes áreas de conhecimento: Ciências da Saúde e Medicina, Humanidades, Artes e Meio Ambiente e Tecnologia.

O plano prevê que em Itabuna serão instaladas os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; em Porto Seguro, os Centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, em Ciências Ambientais e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; e em Teixeira de Freitas, a Saúde, entre eles, o de Medicina, e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências.

Naomar Monteiro de Almeida Filho, reitor da Ufsb

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O reitor da UFSB, Naomar Almeida Filho, esclareceu sobre a estrutura da universidade, que vai instalar diversos colégios universitários e não apenas alguns campi em cidades estratégicas. “Essa instituição será uma rede de educação pública presente em todos os municípios da região, isso permite uma interiorização mais justa”. Naomar disse saber o desafio grande que tem pela frente, visto que será testado o novo, mas prometeu trabalhar para que essa instituição mereça o orgulho de todos.

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui