UFSB e Secretaria de Saúde realizam 2º Seminário Integrador PET-Saúde em Teixeira

UFSB e Secretaria de Saúde realizam 2º Seminário Integrador PET-Saúde em Teixeira
O evento ocorreu no auditório da Câmara durante toda a sexta (4/5). Fotos Lenio Cidreira/OSollo

 A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou durante todo o dia da sexta-feira (04/05), o 2º Seminário Integrador PET-Saúde GraduaSUS, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Os integrantes que compõem o Programa PET-Saúde GraduaSUS/UFSB/Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas são: professores/as e estudantes da UFSB e profissionais de saúde da rede municipal.

UFSB e Secretaria de Saúde realizam 2º Seminário Integrador PET-Saúde em Teixeira
Secretário de Saúde, Max Almeida

O programa tem três grupos organizados por área de curso de 2º ciclo, ofertados pela UFSB: grupo psicologia, coordenado pela docente Stella Narita; grupo Saúde Coletiva, coordenado pela docente Ana Paula Pessoa, e o grupo Medicina, coordenado pela docente Márcia Moraes. A coordenação-geral do programa está com a enfermeira Natália Lavíola, que fez a abertura do evento. Além desse público, esteve presente ao evento o secretário de Saúde, Max Almeida.

UFSB e Secretaria de Saúde realizam 2º Seminário Integrador PET-Saúde em Teixeira
Coordenadora do PET-Saúde/Medicina, dra. Márcia Moraes

O foco do Seminário foi apresentar ao público todas as ações desenvolvidas em Teixeira nesses dois anos de Programa. Cada grupo desenvolveu ações ligadas à área do curso, mas contemplando as necessidades de saúde do município.

A proposta do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Governo Federal, é estimular que a escola integre a orientação teórica com as práticas de atenção nos serviços públicos de saúde, durante todo o processo de ensino-aprendizagem, a partir das reais necessidades da população.

O secretário de Saúde, Max Almeida, comentou sobre sua satisfação com a  realização desse Seminário. “Todas as vezes que podemos evoluir e participar de eventos que conciliam educação e saúde a gente sabe que o maior ganho é o conhecimento. Hoje, estamos aqui com a equipe Pet Saúde, apresentando todos os projetos oriundos da área de medicina, psicologia e saúde coletiva”.

Max elogiou o projeto tanto no âmbito do que representa para a saúde quanto em seu aspecto pedagógico, uma vez que, por meio do caráter interdisciplinar da UFSB, projetos como o PET-Saúde surgem e fazem com que os alunos de medicina, antes mesmo da residência médica, vivenciem a realidade de sua profissão: “O trabalho do PET Saúde é um trabalho que ele vai fazer essa educação como próprio estudante de saúde em campo, mostrando que a realidade é difícil, dia a dia do serviço público principalmente. É um dia a dia muito complicado. O dia a dia do sistema privado é complicado e cheio de deveres. E com isso o aluno leva para dentro da sala de aula um conhecimento prático”, finalizou o secretário.

A coordenadora do PET-Saúde/Medicina, dra. Márcia Moraes, externou a alegria pelos dois anos do projeto, nascido em maio de 2016. “Estamos felizes por estarmos completando dois anos de projeto, neste mês de maio. Esse projeto foi um grande desafio para nossa universidade, considerando sua recém-chegada no município e tendo que penetrar na rede de Atenção à Saúde já com projetos inovadores”. Dra. Márcia conta que os primeiros passos do projeto aconteceram ainda na gestão do ex-prefeito João Bosco, em maio/2016, e dada a importância do PET-Saúde e da UFSB para Teixeira e Região, o Poder Público segue com a parceria, colaborando para qualificar ainda mais a saúde dos teixeirenses atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ficamos muito felizes com o resultado desse projeto, podemos levar mais qualificação para a assistência, para os atendimentos dos nossos usuários na Atenção Primária. No grupo de medicina, os estudantes trabalharam com a qualificação do atendimento para hipertensão e diabético, fizemos dois encontros intensivos para falar sobre a sífilis, uma Feira de Saúde do Homem, no Mercado Municipal há poucos dias, com o intuito de buscar falar de doenças sexualmente transmissíveis, e um trabalho educativo, também no Mercado, sobre parasitoses, pois sabemos que o município tem um número muito elevado de internação por doenças parasitárias – são coisas simples de serem combatidas, juntando as ações de educação, higiene, lavagem das mãos, dos alimentos e a parte de saneamento básico, que é por conta da gestão municipal”, detalhou a coordenadora.

A inserção no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), voltado para alunos de graduação, é feita por meio de edital e a vigência é de dois anos. Para participar novamente, a UFSB precisará ser contemplada em novo edital, cuja data de abertura ainda não foi divulgada. “A gente aguarda, agora, que o Ministério da Saúde divulgue um novo edital, para que a gente possa concorrer. É um edital divulgado para todo o Brasil e esperamos ser contemplados novamente”, concluiu dra. Márcia.

Outras fotos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui